19/10/2021

Diplomado pelo mérito ético, Dr. Leonidas Ferreira Neto é a 4ª geração de médicos da família

O bisavô José Cândido Ferreira, médico pioneiro e político, foi um dos fundadores da hoje UFPR e quatro de seus filhos seguiram a Medicina, dois deles precursores do ensino da oftalmologia e o otorrino

Dos 121 médicos homenageados este ano pelo CRM-PR, 56 deles são de Curitiba. Dentre os que receberam o Diploma de Mérito Ético-Profissional pelos 50 anos de formatura está o Dr. Leonidas do Amaral Ferreira Neto, que descende de família de gerações de médicos que muito contribuíram para a Medicina paranaense, em especial à especialidade de oftalmologia. Acompanhado da esposa, o Dr. Leonidas Neto esteve na sede do Conselho para receber o diploma e o cristal simbolizando a Medicina. O secretário-geral Luiz Ernesto Pujol fez a entrega.

clique para ampliarclique para ampliarDr. Leonidas, ladeado pela esposa e conselheiro Luiz Ernesto Pujol. (Foto: CRM-PR)

O Dr. Leonidas (CRM-PR 3.015), formou-se em dezembro de 1971 pela Universidade Federal do Paraná, que tem em sua origem, no começo do século passado, a participação de seu bisavô, o médico João Candido Ferreira, e o primo e cunhado deste, Victor Ferreira do Amaral. O avô Leonidas do Amaral Ferreira foi professor do curso de Medicina inaugurado em 1914 e que teve a primeira turma formada em 1919. Ele ainda foi o primeiro presidente da Associação Paranaense de Oftalmologia (1957-1958).

Outros três irmãos do Prof. Leonidas do Amaral Ferreira também tiveram destacada atuação na Medicina: Alceu do Amaral Ferreira (CRM-PR 49), João Cândido Filho (falecido em 1992, aos 96 anos) e Celso do Amaral Ferreira (CRM-PR 44), este também professor na primeira escola médica do Estado, na disciplina de otorrinolaringologia. Julia, a única mulher entre os sete filhos do Prof. João Cândido Ferreira, foi esposa do desembargador Francisco Cunha Pereira. Um dos filhos do casal, o otorrinolaringologista João Cândido Ferreira da Cunha Pereira (CRM-PR 12), foi professor na mesma UFPR, na Católica e Evangélica, estando hoje aposentado.

O Dr. Leonidas do Amaral Ferreira Filho (CRM-PR 569), pai do agora homenageado Dr. Leonidas Neto, fez parte do primeiro grupo de inscritos do Conselho de Medicina, em outubro de 1958. Também seguiu a mesma especialidade (oftalmologia) e esteve à frente da clínica que leva o nome do seu pai, o qual ainda nomeia logradouros públicos na Capital, a exemplo de seus irmãos. O Dr. Leonidas Filho, da terceira geração da família de médicos, também já é falecido.

João Cândido

Nascido na Lapa (PR) em 21 de abril de 1864, o Dr. João Cândido Ferreira era descendente de antigos troncos curitibanos e era parente próximo de Diogo Antonio Feijó, regente do império. Formou-se em 1888 pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro. Retornou à cidade natal para exercer a profissão. Ainda jovem, ingressou na política, sendo prefeito da Lapa no período de 1892 a 1896. Em meio à Revolução Federalista, que foi marcada pelo Cerco da Lapa, foi nomeado diretor do “hospital de sangue”, em 1894, quando a cidade foi ocupada por 27 dias pelas tropas maragatas.

Como registrado no Wikipédia, João Cândido foi eleito deputado estadual em 1896 e, quatro anos depois, deputado federal. Em 1903 virou vice-presidente do estado, vindo a assumir a presidência por diversas vezes na ausência do titular, Vicente Machado, por motivo de tratamento médico e, mais tarde, por ocasião de sua morte, em 1907. Como presidente do estado, realizou importantes feitos em relação à educação e à saúde, fundando a Escola de Agronomia do Paraná e reorganizando os sistemas de saúde pública e de ensino. Renunciou ao cargo de chefe do governo estadual pouco depois, em 1908, alegando decepção com a política, entregando-se às vocações de médico e professor de Clínica Médica na primeira escola de formação que ajudou a fundar e a manter, com o primo Victor Ferreira do Amaral. Faleceu em 20 de fevereiro de 1948.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios