09/04/2015

Diploma de Mérito Ético ao Prof. Lacerda Filho

Ele completou 50 anos de formado em 2013 e agora está prestes a comemorar também o cinquentenário na docência

clique para ampliar>clique para ampliarNa foto o Prof. Lacerda Filho com os conselheiros Luiz Ernesto Pujol, Carlos Roberto Goytacaz Rocha e Zacarias Alves de Souza Filho. (Foto: CRM-PR)

O Prof. Luiz de Lacerda Filho recebeu na última segunda-feira (6) o Diploma de Mérito Ético-Profissional do Conselho Regional de Medicina do Paraná, quando compareceu à Casa do Médico em visita aos conselheiros diretores e para retirada de sua nova carteira. Ele tinha completado o Jubileu de Ouro ainda no final de 2013, mas uma inconsistência nos registros cartoriais colocou-o entre os formandos de 2014. A comenda pelos 50 anos de prática médica cumpridos de forma exemplar lhe foi entregue pelos conselheiros Luiz Ernesto Pujol, vice-presidente, Carlos Roberto Goytacaz Rocha, do Defep, e Prof. Zacarias Alves de Souza Filho, decano do CRM-PR. A homenagem coincide com a aproximação do cinquentenário de docência do Dr. Lacerda Filho, que será completado em agosto.

Formado em Medicina em 1963 pela Universidade Federal do Paraná, menos de dois anos depois era nomeado para carreira de pro­fessor, integrando inicialmente a disciplina de Endocrinologia e Metabologia e depois passando para o Departamento de Pedia­tria. Em 2009, depois da aposentadoria compulsória, passou para o Programa Professor Sênior da Federal, atuando na docência e na orientação de alu­nos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Gra­duação Saúde da Criança e do Adolescente. Para ele, os problemas na formação médica atual residem na ênfase da especialização sem uma boa base de conhecimentos clínicos gerais, a utilização desmedida da tecnologia e a cada vez pior relação médico-paciente.

Por cinco gestões o Prof. Luiz de Lacerda Filho foi presidente da Regional do Paraná da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) e uma da nacional. Atualmente, é presidente da entidade Grupo Crescendo Paraná, que serve de apoio para as atividades científicas e funcionais da Unidade de Endocrinologia Pediátrica (UEP), além de atuar há seis anos como endocrinologista voluntário da Associação Paranaense de Apoio ao Diabético. Entre os seis filhos, um deles também é médico, o Dr. Claudio Silva de Lacerda.

Recentemente o Portal do CRM publicou uma ampla matéria jornalística, tendo o professor como personagem, relatando a sua trajetória.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios