21/10/2022

Dia do Médico 2022: CRM-PR presta homenagem a exemplos éticos

Solenidade neste domingo, 23, volta a ser presencial após dois anos e terá diplomação de profissionais que completaram 50 anos de formados com histórico exemplar

O Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR) realizará na manhã de 23, domingo, a sua tradicional solenidade alusiva ao Dia do Médico, quando presta homenagem a profissionais que são exemplo aos princípios éticos da atividade. Esta será a 37ª edição da diplomação de mérito a médicos que completam 50 anos de formados com histórico ímpar, alcançando duas centenas de profissionais, de diferentes campos de atuação e cidades de domicílio, sendo maior número de Curitiba, Londrina e Maringá.

A cerimônia em 2022 volta a ser presencial depois de dois anos suspensa por causa da pandemia. Pelo número de homenageados e seus convidados, o encontro vai ocorrer no Teatro Positivo, que funciona dentro do campus da UP. Juntamente com o Diploma de Mérito Ético haverá a premiação da Medalha de Lucas – Tributo ao Mérito Médico. A comenda, inspirada no patrono da Medicina, é direcionada a médicos com destacado papel social e humanitário. O homenageado deste ano será o pediatra Luiz Ernesto Pujol, que tem 49 anos de atividade e importantes feitos em prol da infância saudável e protegida da violência. Outras 18 personalidades já receberam a distinção desde 1996.

O Diploma de Mérito Ético, que até hoje já homenageou 1,5 mil médicos, será conferido este ano principalmente a profissionais formados na Universidade Federal do Paraná, Católica e Estadual de Londrina, que terá a primeira turma comemorando o Jubileu de Ouro. Há dezenas de outros formados em escolas como Universidade de Campos (RJ), de Marília (SP), Federal do Amazonas e do Rio de Janeiro e USP.

O rol inclui vários professores de cursos médicos, como Henrique Lacerda Suplicy, Hélcio Bertolozzi Soares, Luiz Ernani Madalozzo, Solange Borba Gildemeister, Dilermando de Almeida Pereira Filho, João Carlos Simões e Giovanni Loddo, além do ex-ministro da Saúde, Alceni Ângelo Guerra, e os ex-deputados Lauro João Lobo Alcantara e Haroldo Rodrigues Ferreira. Ao todo, são 30 mulheres inseridas no grupo de homenageados por terem completado 50 anos de formadas. Dentre elas está a intensivista e anestesiologista Milasinovic Branka, formada na antiga Iugoslávia e que emigrou para o Brasil há quase três décadas.

O Paraná conta hoje com 33.808 médicos com registro ativo, sendo 20.124 com pelo menos uma especialidade. Do total, 13.847 estão em Curitiba, onde há equilíbrio entre homens (6.935) e mulheres (6.912). Neste ano, pelo menos 93 profissionais residentes na Capital vão receber o Diploma de Mérito Ético, além do pediatra Luiz Ernesto Pujol, que também é de Curitiba e recebe a Medalha de Lucas por seu trabalho médico-social.

Para saber mais, clique aqui.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios