05/12/2019
Mutirão ocorre neste sábado, 7, quando 4 mil dermatologistas e voluntários prestarão atendimento para identificação e direcionamento para tratamento da doença; Curitiba está no roteiro
Desde 2014, a Sociedade Brasileira de Dermatologia promove o Dezembro Laranja. A ação faz parte da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele. Desde então, sempre no último mês do ano, são realizadas diferentes ações em parceria com instituições públicas e privadas para informar a população sobre as principais formas de prevenção e a procurar um médico especializado para diagnóstico e tratamento. O câncer da pele é o tipo da doença mais incidente no Brasil, com cerca de 180 mil novos casos ao ano. Quando descoberto no início, tem mais de 90% de chances de cura.
Todo ano o tema da campanha é renovado para atrair um maior número de pessoas nessa grande ação de conscientização. Em 2019, serão enfocados os principais sinais do câncer de pele para o diagnóstico e tratamento precoces e todos estão convidados a participar desse movimento de conscientização, publicando nas redes sociais uma foto vestindo uma peça de roupa laranja com a hashtag #dezembrolaranja e #sinaisdocâncerdepele e, com isso, contribuir para espalhar atitudes de fotoproteção.
O Conselho Regional de Medicina do Paraná apoia o movimento.
No Portal da Sociedade podem ser acessadas mais informações sobre a campanha. Clique aqui.
Os números da doença no Brasil são alarmantes. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), anualmente, são diagnosticados 180 mil casos novos da doença. Isso significa que um em cada quatro casos novos de câncer no Brasil é de pele. “Temos um problema de saúde pública e a SBD transformou esse problema numa ampla campanha de combate ao câncer da pele. Reduzir as estatísticas de incidência e mortalidade pela doença é uma meta alcançável e a SBD está comprometida com essa causa”, explica Sergio Palma, presidente da Instituição.
A primeira ação de maior relevância na campanha #DezembroLaranja ocorrerá no dia 7, quando cerca de 4 mil dermatologistas e voluntários prestarão atendimento para identificação e direcionamento para tratamento da doença, além de esclarecerem sobre a importância de adotar medidas preventivas.
As consultas serão realizadas em cerca de 130 postos de atendimento em diversos estados brasileiros. Os endereços estão disponíveis no site www.sbd.org.br/dezembroLaranja/exame-preventivo-gratuito/
Em Curitiba
Ambulatório de Dermatologia SAM 4 anexo B prédio
central
Alto da Glória, Curitiba, PR