15/09/2015

Desigualdades, tema em destaque do XI Congresso Brasileiro de Bioética

Abertura oficial ocorre nesta quarta, 16, com um dos mais renomados bioeticistas de todo o mundo. Ministro da Educação será conferencista na quinta

Um dos mais conceituados bioeticistas da atualidade em todo o mundo, o Prof. Jan Helge Solbakk profere a conferência de abertura do XI Congresso Brasileiro de Bioética, na manhã de quarta-feira (16), no Campus da PUCPR, em Curitiba. O médico norueguês, teólogo e professor de medicina ética da Universidade de Oslo (Noruega) vai apresentar o tema “Diminuição das desigualdades no nascer, viver e morrer – desafios para bioética clínica”. A coordenação da mesa terá o presidente do Conselho Federal de Medicina, Carlos Vital.

Vários outros conferencistas internacionais participam do XI Congresso, que ocorre juntamente com o III Congresso Brasileiro de Bioética Clínica e a III Conferência Internacional sobre Ensino da Ética. O ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, profere a conferência de quinta-feira, discorrendo sobre o tema central dos trabalhos – “Bioética e Desigualdades”. Coordena a mesa a Prof.ª Regina Parizi de Carvalho, presidente da Sociedade Brasileira de Bioética, instituição organizadora que está completando 20 anos. As atividades serão encerradas na noite de sexta, com a saudação pelos 10 anos da Declaração Universal sobre Bioética e Direitos Humanos da Unesco.

As atividades pré-congressos foram iniciadas nesta segunda, 14, com o projeto “Caminho do Diálogo”, envolvendo alunos do ensino fundamental como oportunidade para reviver o modelo de aprendizagem adotado pelo filósofo grego Aristóteles, denominado Peripatético e que envolvia passeios pelos jardins de Atenas. Aproximadamente 400 estudantes participaram das preleções em visita ao Campus da PUC. Nesta terça, 15, serão realizados sete minicursos de temas diversos associados à bioética.

Para os congressos, foi alcançado o número-limite de inscrições, com o que são esperados mais de 700 participantes. Dentre os palestrantes internacionais estão Maurizio Mori (Itália), Claude Vergés (Panamá), Henk ten Have (EUA), Susana Vidal (Uruguai), Berna Arda (Turquia), Victor Penchaszadeh (Argentina), Renzo Pegoraro (Itália), Efraín Méndez Castillo (Colômbia) e Luis Vivanco Sierralta (Espanha). Também participam os principais expoentes da bioética no Brasil, como Léo Pessini, Volnei Garrafa, José Eduardo de Siqueira, Reinaldo Ayer, Regina Parizi de Carvalho e Mário Antonio Sanches.

Os congressos têm como promotores a Sociedade Brasileira de Bioética, o Conselho Federal de Medicina e a Association for Education in Ethics International. Entre as institucioções apoiadoras estão o Conselho Regional de Medicina do paraná, PUCPR, Fiocruz e Ministério da Saúde. Entre as atividades complementares, ainda, ocorrem as premiações dos melhores trabalhos de Bioética e Direitos Humanos na Declaração da Unesco e do Jovem Bioeticista 2015, a posse da nova diretoria da SBB e a apresentação, pelos acadêmicos das Faculdades Pequeno Príncipe, do projeto "Educar para prevenir".

Serviço:
XI Congresso Brasileiro de Bioética
III Congresso Brasileiro de Bioética Clínica
III Conferência Internacional
Data: de 16 a 18 de setembro
Local: Campus da PUCPR (Bloco Amarelo), Prado Velho
Programa completo: www.congressobrasileirobioetica.com

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios