09/11/2015

Deputada Leandre reitera apoio à carreira de estado para médico

Representante do PV na Câmara Federal fez visita de cortesia ao CRM-PR. Outros parlamentares estão sendo sensibilizados sobre a importância da PEC à sociedade

clique para ampliar>clique para ampliarDeputada Leandre Dal Ponte, na manhã desta segunda-feira (9), no CRM-PR. (Foto: CRM-PR)

Em visita de cortesia aos dirigentes do Conselho Regional de Medicina do Paraná, na manhã desta segunda-feira (9 de novembro), a deputada federal Leandre Dal Ponte (PV/PR) reafirmou o seu apoio à Proposta de Emenda Constitucional 454/2009, que institui a carreira de estado para o médico no Sistema Único de Saúde (SUS). A parlamentar paranaense, representante da região Sudoeste, integra a Subcomissão Especial da Carreira Médica e também a Subcomissão Permanente da Saúde e a Comissão da Seguridade e da Família, na Câmara Federal.

clique para ampliar>clique para ampliarA deputada foi recebida pelo presidente (à sua esquerda), vice (de camisa azul) e secretário-geral (de suéter). Ela estava acompanhada de seu assessor, Flores Pilarski. (Foto: CRM-PR)

Acompanhada de seu chefe de gabinete, Flores Pilarski, a deputada foi recebida pelo presidente e pelo vice do CRM-PR, Luiz Ernesto Pujol e Wilmar Mendonça Guimarães, e ainda pelo secretário-geral Maurício Marcondes Ribas. Ela historiou um pouco de seu trabalho social e de conhecimento de causa sobre as dificuldades de acesso aos serviços médicos pela população das cidades menores. Há quase década e meia ela mantém na Capital uma entidade sem fins lucrativos para apoio aos pacientes que deixam o interior em busca de atendimento especializado.

A deputada Leandre já tinha marcado presença no encontro realizado em 7 de outubro, na Câmara dos Deputados, em iniciativa do Conselho Federal de Medicina, com apoio dos Regionais e ainda da Associação Médica Brasileira (AMB), Federação Nacional dos Médicos (Fenam) e Associação dos Estudantes de Medicina do Brasil (Aemed-BR). Na ocasião, as lideranças médicas apresentaram aos parlamentares os benefícios da medida, que está pronta para ser incluída na pauta de votação do Plenário da Câmara.

clique para ampliar>clique para ampliarA deputada reiterou sua posição de apoio à PEC da carreira de Estado para os médicos. (Foto: CRM-PR)

No contato com os representantes do Conselho do Paraná, nesta segunda, a parlamentar mostrou-se solidária à proposta da carreira de estado para o médico, por estar familiarizada com o problema e por reconhecer a importância do projeto dentro da esfera pública de assistência, permitindo a normatização de modelo de disponibilidade e fixação do profissional no interior, com dedicação exclusiva (exceto no magistério) e a valorização do seu trabalho mediante ascensão pelos critérios de merecimento e antiguidade.

Os conselheiros ressaltaram à deputada e seu chefe de gabinete que o plano de carreira no SUS é bandeira histórica e frente de trabalho das entidades médicas. Mais que isso, realçaram que a proposta de emenda é ação política, de caráter suprapartidário, que vem ao encontro das necessidades da sociedade brasileira.

Na reunião em Brasília, no início de outubro, quase 40 deputados firmaram seu apoio à PEC, de autoria do parlamentar Ronaldo Caiado, dentre eles Leandre e Luciano Ducci, que também vem liderando a mobilização no Estado. Em iniciativas de integrantes das entidades de classe, outros parlamentares já se declararam “fechados” com a proposta, solidários à luta ou mesmo dispostos a apreciar mais profundamente a matéria. Entre os deputados contatados estão Marcelo Belinati, Rubens Bueno, Zeca Dirceu, Edmar Arruda e Luiz Nishimori.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios