08/11/2015
Representante do PV na Câmara Federal fez visita de cortesia ao CRM-PR. Outros parlamentares estão sendo sensibilizados sobre a importância da PEC à sociedade
Em visita de cortesia aos dirigentes do Conselho Regional de Medicina do Paraná, na manhã desta segunda-feira (9 de novembro), a deputada federal Leandre Dal Ponte (PV/PR) reafirmou o seu apoio à Proposta de Emenda Constitucional 454/2009, que institui a carreira de estado para o médico no Sistema Único de Saúde (SUS). A parlamentar paranaense, representante da região Sudoeste, integra a Subcomissão Especial da Carreira Médica e também a Subcomissão Permanente da Saúde e a Comissão da Seguridade e da Família, na Câmara Federal.
Acompanhada de seu chefe de gabinete, Flores Pilarski, a deputada foi recebida pelo presidente e pelo vice do CRM-PR, Luiz Ernesto Pujol e Wilmar Mendonça Guimarães, e ainda pelo secretário-geral Maurício Marcondes Ribas. Ela historiou um pouco de seu trabalho social e de conhecimento de causa sobre as dificuldades de acesso aos serviços médicos pela população das cidades menores. Há quase década e meia ela mantém na Capital uma entidade sem fins lucrativos para apoio aos pacientes que deixam o interior em busca de atendimento especializado.
A deputada Leandre já tinha marcado presença no encontro realizado em 7 de outubro, na Câmara dos Deputados, em iniciativa do Conselho Federal de Medicina, com apoio dos Regionais e ainda da Associação Médica Brasileira (AMB), Federação Nacional dos Médicos (Fenam) e Associação dos Estudantes de Medicina do Brasil (Aemed-BR). Na ocasião, as lideranças médicas apresentaram aos parlamentares os benefícios da medida, que está pronta para ser incluída na pauta de votação do Plenário da Câmara.
No contato com os representantes do Conselho do Paraná, nesta segunda, a parlamentar mostrou-se solidária à proposta da carreira de estado para o médico, por estar familiarizada com o problema e por reconhecer a importância do projeto dentro da esfera pública de assistência, permitindo a normatização de modelo de disponibilidade e fixação do profissional no interior, com dedicação exclusiva (exceto no magistério) e a valorização do seu trabalho mediante ascensão pelos critérios de merecimento e antiguidade.
Os conselheiros ressaltaram à deputada e seu chefe de gabinete que o plano de carreira no SUS é bandeira histórica e frente de trabalho das entidades médicas. Mais que isso, realçaram que a proposta de emenda é ação política, de caráter suprapartidário, que vem ao encontro das necessidades da sociedade brasileira.
Na reunião em Brasília, no início de outubro, quase 40 deputados firmaram seu apoio à PEC, de autoria do parlamentar Ronaldo Caiado, dentre eles Leandre e Luciano Ducci, que também vem liderando a mobilização no Estado. Em iniciativas de integrantes das entidades de classe, outros parlamentares já se declararam “fechados” com a proposta, solidários à luta ou mesmo dispostos a apreciar mais profundamente a matéria. Entre os deputados contatados estão Marcelo Belinati, Rubens Bueno, Zeca Dirceu, Edmar Arruda e Luiz Nishimori.