05/04/2019

Delegacia Regional em Maringá realiza evento para médicos e estudantes de Medicina

Aproximadamente 60 pessoas participaram de palestras sobre Código de Ética do Estudante de Medicina e Publicidade Médica

Dentro do objetivo de fomentar a Educação Médica Continuada, a Delegacia Regional do CRM-PR em Maringá realizou na noite desta quinta-feira (04/04) duas palestras relacionadas à ética na Medicina, que contaram com a participação de 62 profissionais médicos e estudantes de faculdades de Medicina da região, como UEM, UniCesumar, Uningá e Unipar. 

clique para ampliarclique para ampliarDra. Jacqueline Salmazo (esq), da SBD Distrital Norte PR, Dr. Moisés Albuquerque, da SPD, Dr. Claudio Fritzen e Dra. Ana Maria Moraes, delegados, Dr. Afrânio Bernardes, conselheiro, Dra. Fabíola Tasca, diretora regional, Dr. Kazumichi Koga, da SMM, e Dr. Adans Trautwein, delegado (Foto: CRM-PR)
Participaram do evento a Diretora Regional da Dereg Maringá, Dra. Fabíola Menegoti Tasca, os delegados regionais Dra. Ana Maria Silveira Machado de Moraes, Dr. Adans Weslley Trautwein e Dr. Claudio Vinicius Fritzen, o presidente da Sociedade Médica de Maringá, Dr. Kazumichi Koga, a vice-presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia – Distrital Norte Paraná, Dra. Jacqueline Cantarelli Salmazo, e o vice-presidente da Sociedade Paranaense de Dermatologia, Dr. Moisés Pimentel Albuquerque. Também marcou presença o ex-diretor da Dereg Maringá, Dr. Kemel Jorge Chammas.

Apresentando os temas “Código de Ética do Estudante de Medicina” e “Publicidade Médica”, o conselheiro e coordenador da Comissão de Divulgação de Assuntos Médicos (Codame) do CRM-PR, Dr. Afrânio Benedito Silva Bernardes, abordou diversas questões relacionadas à ética na prática médica, muitas das quais já devem estar presentes na vida acadêmica dos futuros profissionais e que, após a conclusão da graduação, se juntarão a outros princípios norteadores da Medicina.

clique para ampliarclique para ampliarConselheiro Dr. Afrânio Benedito Silva Bernardes apresentou as duas palestras da noite (Foto: CRM-PR)
"Esse código, na verdade, não é só um Código de Ética, é um código de diferenciação do estudante, aquele que respeita o comportamento ético, daquele que não o respeita", explicou o conselheiro. "Isso é importante porque daqui a cinco ou seis anos teremos uma população muito grande de médicos se formando e aqueles que tiverem a capacidade de diferenciação se destacarão dos demais", ponderou.

Atualmente, há 22 escolas médicas em funcionamento no Paraná, com um total de 2.239 ingressantes, número próximo do que será o de formandos daqui a seis anos, quando a proporção de habitantes por formando será de aproximadamente 5 mil. Atualmente, o Estado conta com 27,5 mil médicos ativos, número que deve chegar a cerca de 37 mil em 2025. 

Lançado pelo Conselho Federal de Medicina em agosto de 2018, o Código de Ética do Estudante de Medicina ressalta atitudes, práticas e princípios morais e éticos, funcionando como orientação não somente aos alunos, mas também aos professores e responsáveis pelas instituições de ensino. Entre os assuntos abordados no documento estão a organização de trotes responsáveis, respeito ao sigilo, uso ético de cadáveres durante as atividades de ensino e prevenção ao assédio moral e às relações abusivas nas escolas. 

Na segunda palestra da noite, a publicidade médica foi abordada, com a apresentação de noções de diferenciação em relação à prática para outras áreas e demais profissionais, ressaltando as limitações éticas que existem. "Mostramos exemplos de casos antiéticos, que não respeitam o paciente nem a sociedade civil e fizemos uma proposição de como fazer uma publicidade ética, utilizando todos os recursos disponíveis, de forma a se obter um resultado diferenciado, que respeite o paciente e a sociedade", afirmou. 

Veja a galeria de fotos aqui.

Entrega de carteiras

clique para ampliarclique para ampliarDr. Afrânio entrega carteira à médica recém-formada Dra. Leticia Yukie Takahashi (Foto: CRM-PR)
Pouco antes das palestras, a Dereg Maringá recepcionou cinco médicos recém-formados, que foram retirar as carteiras profissionais e participar da reunião ética que precede a entrega. Os novos profissionais foram orientados quanto aos cuidados que devem ter no exercício da profissão, assim como sugestões para direcionamento de carreira. Participaram da reunião o conselheiro Dr. Afrânio Bernardes, a diretora regional Dra. Fabíola Menegoti Tasca, e o delegado Adans Weslley Trautwein. 

Veja a lista de novos médicos:

Amanda Alice de França Meirelles – CRM-PR 41.310 - Faculdade Ingá
Camila Silva Carneiro – CRM-PR 41.802 – Faculdade Ingá
Leandro Aparecido Ghirotto – CRM-PR 41.096 – Faculdade Ingá 
Leticia Yukie Takahashi – CRM-PR 41.469 – Universidade de Ribeirão Preto
Mateus Joacir Benvenutti – CRM-PR 41.755 – Universidade Estadual de Maringá

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios