14/02/2017

Curso de Medicina da UEL lança selo comemorativo de 50 anos

Durante sua história, a Universidade Estadual de Londrina já formou 3.284 médicos

clique para ampliar>clique para ampliarPrimeira turma do curso de Medicina. Em 50 anos, UEL já formou 3.284 médicos. (Foto: UEL)

Professores, estudantes e servidores do Centro de Ciências da Saúde (CCS) participam na próxima quarta-feira (15) do lançamento do selo comemorativo dos 50 anos do curso de Medicina da UEL, que iniciou as atividades oficialmente em 15 de fevereiro de 1967, ligado à então Faculdade de Medicina do Norte do Paraná. O lançamento será durante solenidade marcada para às 10 horas no Anfiteatro do CCS, quando será lançado oficialmente o Selo Postal Personalizado, que será utilizado pelos Correios.

A cerimônia deverá contar também com representantes dos Correios, e a reitora da UEL, Berenice Quinzani Jordão, que realizarão a primeira obliteração. As peças carimbadas e assinadas deverão integrar o acervo filatélico dos Correios e servirá como registro histórico.

O lançamento do selo comemorativo é parte da programação de aniversário do curso de Medicina. A primeira turma do curso de Medicina, composta por 40 alunos, começou as atividades em 1967, na Faculdade de Medicina Norte do Paraná. A colação de grau foi realizada em 15 de dezembro de 1972. A solenidade foi realizada no Cine Vila Rica. Entre os 38 primeiros médicos formados pela UEL, apenas três eram mulheres.

Hoje, o curso de Medicina, tradicionalmente o mais concorrido do Vestibular da UEL, oferece 80 vagas. O curso pertence ao Centro de Ciências da Saúde (CCS), que fica junto ao Hospital Universitário (HU). A última turma a colar grau foi a número 64. Ao todo a UEL já formou 3.284 médicos.

 

VII Turma de 1978, da esquerda para a direita, os médicos: Luiz Antônio Liberatti, Celso Sergio Maistro, Alcir Barion, Mauro Akio Takeda, Celso Fernandes Junior, Paulo Cesar Aranda (atualmente médico fiscal do CRM-PR em Londrina), Paulo Yoshiuki Kanashiro, Mauri Aparecido Raphaelli, Rui Rodrigues de Souza, Vital Nozaki, Nobuo Sakuno e Paulo Hideyuki Suzuki. (FOTO: Arquivo Sauel)

História

Para se ter uma dimensão da importância histórica, a UEL foi criada pelo Decreto nº 18.110, de 28 de janeiro de 1970 com a junção de cinco Faculdades, ou seja quase três anos após as atividades da graduação. O projeto inicial da UEL agregou em Departamentos, os vários professores e disciplinas dos cofertados, dentro do sistema de créditos vigente. Os Departamentos afins, por sua vez, foram reunidos em Centros de Estudos, entre eles o CCS. As atividades da então recém-criada Universidade Estadual de Londrina abrigou inicialmente 13 cursos de graduação, incluindo a Medicina.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios