20/01/2021
No início oficial da campanha estão sendo aplicadas 250 doses em trabalhadores da linha de frente do combate à pandemia, além de idosos que estão em lares de longa permanência
A enfermeira Silvana Maria Bora, da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Boa Vista, foi a primeira moradora de Curitiba a receber a vacina Coronavac, que protege contra a Covid-19, já no início efetivo da imunização. O ato que marcou a largada oficial da vacinação na Capital foi realizado nesta quarta-feira (20/1), no Centro de Eventos Positivo, no Parque Barigui, chamado pelo prefeito Rafael Greca de “pavilhão da cura”. Na noite de segunda-feira (18), oito profissionais do Hospital do Trabalhador, em Curitiba, tinham recebido a vacina, em ato simbólico para demonstrar o início da imunização no Estado, logo após a chegada das doses vindas de São Paulo.
“Nós ainda não temos todas as vacinas, mas a melhor vacina é a que temos”, reforçou o prefeito, durante a cerimônia que marcou o início da imunização na capital. "O otimismo é perfume da vida".
Nesta quarta-feira, cerca de 250 profissionais da linha de frente estão vacinados, além de idosos que moram em casas de longa permanência, que serão imunizados in loco.
Greca reforçou que a vacina é o principal e único instrumento comprovado de combate efetivo ao novo coronavírus e disse que vai fazer todos os esforços para que Curitiba seja a primeira Capital a ter a maior parte de sua população imunizada.
“A vacina é uma vitória da ciência”, afirmou. “A maior obra desta gestão é a saúde pública. Em nenhum outro momento foi investido tanto como investimos na área da saúde.”
Pioneira alerta
A primeira pessoa vacinada é servidora pública há 20 anos. Silvana atua na linha de frente de urgência e emergência desde o começo da pandemia. Ela foi vacinada pela secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak, que é enfermeira. Um dos primeiros médicos vacinados é o Dr. Igor Onaka, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).