11/08/2015

Convocação aos médicos paranaenses para debater o Decreto 8.497/2015

Será nesta quinta-feira (13), a partir das 20h, na sede da Associação Médica do Paraná. Haverá transmissão online

A Associação Médica do Paraná e o Conselho Regional de Medicina do Paraná a convocam os médicos do Estado para debater o Decreto nº 8.497/15, que regulamenta a formação do Cadastro Nacional de Especialistas. Haverá transmissão online em tempo real para os médicos do interior,  com possibilidade de interação via chat.

A reunião aberta vai ocorrer a partir das 20h desta quinta-feira, 13 de agosto, no auditório da AMP em Curitiba (Rua Cândido Xavier, 575, Água Verde), tendo como pauta inaugural a posição firmada pelas entidades médicas nacionais a partir de análises jurídicas e encontros com lideranças políticas que ocorrem nesta quarta (12) em Brasília.

Tal qual a interpretação dos médicos, entendem a AMP e o CRM-PR que a redação dada ao decreto sinalizam a intenção de esvaziamento das prerrogativas das instituições, em desconstrução de todo ordenamento amadurecido tendo como objetivo maior assegurar à população atenção à saúde acessível e de qualidade.

O entendimento inicial da classe médica é de que os Ministérios da Saúde e Educação e a Presidência da República apostaram na massificação de profissionais e, agora, direcionam esse intento na disponibilização de especialistas, confrontando com uma realidade que mostra não haver estrutura para oferecer formação qualitativa. Mais que isso, há a insistência na construção de programa meramente paliativo, cujos resultados desaconselham sua ampliação.

Médicos e Médicas, este é um momento que coloca em xeque o futuro da profissão médica sob os preceitos éticos e legais construídos com responsabilidade e real compromisso com o bem-estar da sociedade.

Participem! Contamos com vocês!

João Carlos Gonçalves Baracho                                Luiz Ernesto Pujol

           Presidente da AMP                                           Presidente do CRM-PR

 

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios