02/10/2014

Consumo de Ritalina por crianças é tema de debate em Campo Mourão

Audiência Pública teve participação do diretor da Delegacia Regional do CRM-PR no município, Dr. Fernando Dlugosz

clique para ampliar>clique para ampliarAudiência pública Campo Mourão (Foto: Câmara de Campo Mourão)

Por meio de Audiência Pública, com a participação do Médico Neurologista, Dr. Everton Dezan, aconteceu na noite de terça-feira (30/09) no Plenário da Câmara de Vereadores de Campo Mourão, Audiência Pública para tratar sobre o consumo de medicamentos em crianças com sintomas de hiperatividade. Proposta pelo Vereador Pedrinho Nespolo, e aprovada por unanimidade pelos Vereadores, a Audiência contou com a participação de Vereadores, Médicos, Professores, Diretores, Psicólogos, Conselho da Saúde, Farmacêuticos, Conselho Tutelar, Secretários Municipais de Saúde e Educação, pais de crianças com TDAH, Profissionais da Imprensa, Servidores Públicos e Comunidade.

Números sobre o consumo de medicamentos por crianças matriculadas na Rede Municipal de Ensino de Campo Mourão foram apresentados pela Secretária de Educação Karla Maria Tureck que também apresentou dados sobre os trabalhos realizados pela Divisão de Assistência ao Educando e Equipe Multidisciplinar mantida pela Secretaria Municipal de Educação.

Convidado pelo Poder Legislativo, o Neurologista Dr. Everton Dezan abordou o tema “Ritalina” salientando que “É preciso se preocupar com o consumo por pessoas que consideram a Ritalina como droga que aumenta a inteligência, e não é essa a função deste medicamento”. Devido a sua capacidade de aumentar a concentração e de driblar o cansaço, cada vez mais universitários, pessoas que estudam para concursos e até funcionários sobrecarregados pelas empresas buscam a droga que já ganhou o apelido de “pílula da inteligência”.

clique para ampliar>clique para ampliarAudiência debateu uso de Ritalina (Foto: Câmara de Campo Mourão)

Foi consenso no debate, entre profissionais da saúde e da educação, que a maioria das crianças com sintomas de hiperatividade, tratados com medicamentos, poderiam ser livres da medicação se houvesse melhoria na estrutura da educação. Essas melhorias consistem em valorização dos profissionais da educação e nas formas de ensino. Numa época em que as crianças e adolescentes têm sua atenção desviada para outras atividades, é preciso buscar alternativas atraentes para que eles sintam prazer em aprender. “É de suma importância conhecer o tema para mapear melhorias, nessa Audiência aprendemos com um neurologista que estruturalmente precisamos melhorar e sendo um tema novo e que envolve nossas crianças, é obrigação do Poder Público debater e evoluir” destaca Nespolo, autor da proposição.

A Audiência Pública da Comissão Permanente de Saúde, Educação e Segurança Pública foi presidida pela Vereadora Elvira Schen. Também participaram os Vereadores Edilson Martins, Prof. Vilma e Pedrinho Nespolo. O diretor regional da Delegacia do CRM-PR em Campo Mourão, Dr. Fernando Dlugosz, também participou e colocou o Conselho Regional de Medicina à disposição das autoridades e comunidade para denúncias, sugestões e reclamações.

Fonte: Câmara Municipal de Vereadores de Campo Mourão

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios