14/10/2015

Conselhos lançam site da campanha do Dia do Médico e exaltam esforços individuais

Histórias reais de situações enfrentadas pelos profissionais dão tom à Campanha

Começa a circular nesta semana uma campanha publicitária que marca as comemorações pelo Dia do Médico, festejado em 18 de outubro. Lançada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e Conselhos Regionais de Medicina (CRMs), a campanha aborda a valorização do médico, que, mesmo sem condições para trabalhar, muitas vezes consegue salvar vidas em situações inacreditáveis.

Com peças baseadas em fatos reais – a exemplo do caso do Maranhão, no qual o médico embalou a criança em um saco plástico por falta de incubadora –, a campanha destaca a importância do respeito, do reconhecimento e da oferta de condições de trabalho ao médico, para que ele possa cumprir seu papel. Confira no portal http://portal.cfm.org.br/diadomedico/ a luta diária dos médicos pela vida e as dificuldades que enfrentam no exercício da Medicina.

No Brasil, existem mais de 400 mil médicos formados ou que aqui tiveram seus diplomas legalmente revalidados. Há mais de dois séculos esses profissionais se dedicam à saúde dos cidadãos nas grandes e pequenas cidades, nas capitais e no interior. São milhões de consultas, exames e cirurgias realizados todos os dias.

“Para salvar vidas, médicos brasileiros fazem de tudo com quase nada. Mas eles não querem ser heróis. São profissionais que querem condições dignas para cuidar da saúde das pessoas. Porque essa é a missão de todo médico”, enfatiza uma das peças da campanha. A mensagem foi abraçada pela rede de conselhos e outras entidades – como associações médicas, sociedades de especialidades e sindicatos médicos –, que também decidiram apoiar o CFM e os CRMs na iniciativa, garantindo a publicação de anúncios em seus jornais, revistas e sites.

Mídia espontânea

Ao longo do mês de outubro, serão desenvolvidas várias ações na mídia, como anúncios em outdoors, revistas e jornais de grande circulação. Um vídeo institucional também será exibido em intervalos de programas nacionais de rádio e TV. Além dessas inserções, foram produzidos cartazes, folders e postais para distribuição em eventos e pontos de grande circulação.

Tradicionalmente, os Conselhos de Medicina também têm desenvolvido uma série de ações para alertar a população, por meio da imprensa brasileira, sobre as condições com as quais os profissionais precisam lidar na busca pelo acesso à saúde de qualidade. Nesta terça-feira (10), por exemplo, o CFM divulgou pesquisa encomendada ao instituto Datafolha a respeito da percepção dos brasileiros sobre o atendimento na área da saúde.

Dentre os resultados, o estudo mostrou que 93% da população concorda com a ideia de que os médicos precisam de estrutura para trabalhar. Além disso, para 86% dos entrevistados os médicos merecem ser valorizados (saiba mais sobre a pesquisa).

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