14/09/2012
Conselhos de Medicina iniciam debates em torno do futuro da Saúde e da Medicina
O primeiro dia do II Congresso Brasileiro de Políticas Médicas, realizado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) com o apoio
do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (Cremerj), foi pontuado por ampla explanação sobre a avaliação
do ensino médico. Entre as propostas em debate estão a criação do chamado exame de fim do curso aplicado aos egressos das
escolas médicas e o teste de progresso, que seria aplicado ao longo do processo de formação dos futuros profissionais abrangendo
estudantes, professores e instituições.
O objetivo da mesa e dos debates foi atingido: estimular a discussão sobre a fragilidade da formação acadêmica e a viabilidade
de implantação de propostas que mensurem o grau de capacitação dos futuros médicos. O professor da Maastricht University (Holanda),
Carlos Fernando Collares, foi o convidado que abriu as discussões, ao apresentar em detalhes como são aplicados os testes
de progresso em escolas de medicina fora do Brasil.
A partir do questionamento inicial de como se deve medir a competência de um médico, Collares registrou os pontos positivos
e negativos da aplicação da prova aos formandos. O conferencista defendeu avaliações durante a formação acadêmica, de forma
continuada, de maneira a evitar o que chamou de "mera memorização". Entre os pontos frágeis do processo foram apontados o
risco da seleção inadequada das questões e a fadiga causada com o tempo longo das provas. "A vida profissional do médico não
deve começar após a conclusão do curso, mas sim desde o primeiro dia de aula", afirmou Collares.
Na sequência dessa exposição, a mesa principal foi ocupada dois outros expositores: o presidente do Cremesp, Renato Azevedo
Júnior, e a presidente da Associação Brasileira de Educação Médica (Abem), Janete Barbosa Lampert. As reflexões levantadas
passaram pelas questões da qualidade de ensino e falta de vagas para residência. Atualmente, são 197 cursos de medicina em
todo o país. Somente no estado de São Paulo, sete novas escolas médicas foram abertas nos últimos nove meses; sendo apenas
uma detentora de hospital-escola.
O presidente do CFM, Roberto Luiz d Avila, encerrou a etapa das apresentações, a qual seguiu um debate com a participação
dos presentes sobre a importância da avaliação dos cursos e o melhor modelo a ser empregado. A preocupação comum é colaborar
para que os futuros médicos tenham uma melhor formação, o que deve beneficiar a população com um atendimento de maior qualidade.
"Como se aplicar uma avaliação para milhares de jovens médicos? Quem assumirá esta tarefa?", questionou Roberto d Ávila.
Na solenidade de abertura, a presidente do Cremerj, Márcia Rosa de Araujo, deu tom dos debates que marcaram o primeiro
dia e devem se estender até o encerramento do Congresso, na próxima sexta-feira (14). "Durante o encontro, poderemos nos debruçar
sobre questões políticas. As pesquisas mostram que a maior preocupação da população é a saúde, o que nos traz maior responsabilidade".
Até o encerramento das atividades, a plenária poderá, em conjunto, avaliar e montar estratégias relacionadas à Saúde e
à Medicina. Temas como reprodução assistida, interação dos conselhos com o Congresso, o financiamento da saúde e processos
éticos-profissionais serão colocados em foco, em busca do aperfeiçoamento do atual modelo de assistência e do exercício profissional
do médico.
Fonte:
CFM