06/09/2016

Conselhos de Medicina avaliam estratégias de comunicação

Encontro propõe troca de experiências e recursos para melhorar interação com o médico e a sociedade

O IV Encontro dos Assessores de Comunicação dos Conselhos de Medicina foi realizado nos dias 1º e 2 de setembro, em Brasília, em iniciativa do CFM e em que todas as regiões estiveram representadas. Com a participação de renomados profissionais da área de comunicação, como palestrantes convidados, o evento permitiu importante troca de experiências e a análise de novas tecnologias e formas de abordagem, relacionamento com a imprensa, gestão e planejamento, sempre sob a perspectiva de melhor informar e interagir com o médico e a própria sociedade. Além de fixar algumas estratégias de ações, o encontro definiu detalhes da campanha do Dia do Médico, que será deflagrada em outubro.

A edição anual de integração dos setores de comunicação do CFM e dos Regionais teve entre os palestrantes o jornalista Vladimir Netto, repórter da Globo em Brasília e autor do livro “Lava Jato”. Ele falou sobre jornalismo investigativo, ressaltando a saúde como o principal polo de interesse de reportagens à sociedade e a importância do médico e das instituições que o representam como fonte de informação. Luciana Osório, produtora do Fantástico, e Vanessa Borges, da Opas, destacaram o uso de dados no relacionamento com a imprensa, enquanto atualização tecnológica de comunicação foram apresentadas por Leyberson Pedrosa, coordenador da pós-graduação em Jornalismo Digital e Produção Multimídia do Iesb; e Soraya Lacerda, gerente de Redes Sociais da Isobar Brasil.

Gestão da comunicação nas organizações públicas foi o tema da palestra do prof. Carlos Wilson de Andrade Filho, com experiências internacionais e hoje atuando no Hospital da Criança de Brasília. Planejamento em assessoria de imprensa e publicidade foram assuntos debatidos por Rachel Mello, diretora de planejamento da FSB Comunicação, e Emília Medicina, da Link Comunicação. Media training foi o tema da palestra da jornalista Renata Gonzaga, do grupo Informe de Comunicação. Pesquisas de dados, uso de redes sociais, SMS e e-mail marketing, além de outras ferramentas digitais, também foram assuntos de oficinas.

O 1º secretário Hermann Alexandre Von Tiesenhausen e o jornalista Paulo Henrique de Souza, assessor de comunicação do CFM, foram os responsáveis pela coordenação do IV Encontro. O Conselho de Medicina do Paraná esteve representado pelos jornalistas Hernani Vieira e Bruna Diegoli.