08/07/2020

Conselho promove encontro com representantes dos centros acadêmicos de cursos médicos

A exemplo de aproximação com coordenadores dos centros formadores, objetivo é fortalecer diálogo em prol da qualidade do ensino e propiciar orientações éticas para o exercício da atividade

O Conselho Regional de Medicina do Paraná realizou na tarde de 4 de julho a primeira reunião com os representantes das escolas médicas do Estado, tendo como tema em destaque “Desafios do ensino médico em tempos de Covid-19”. A web conferência teve mais de 40 participantes, entre conselheiros-diretores e presidentes e demais membros de quase todos os cursos existentes de Medicina do Paraná.A realização do evento, inserido no Programa de Educação Médica Continuada do CRM-PR, foi iniciativa da Comissão de Ensino Médico sob apoio dos coordenadores dos cursos médicos, que tiveram seu primeiro encontro recentemente. Importantes questões foram abordadas, tendo também uma pauta de reivindicações dos estudantes que será compartilhava na próxima reunião com os coordenadores dos cursos.

clique para ampliarclique para ampliarReunião pela web na aproximação do CRM-PR com os centros acadêmicos (Foto: Reprodução)

O presidente do CRM-PR, Roberto Issamu Yosida, destacou a importância da aproximação com os cursos médicos, a partir dos coordenadores e agora dos estudantes, possibilitando discutir e avançar em questões relacionadas à formação e ao iminente exercício da atividade médica. O presidente elogiou o comprometimento e o espírito de liderança dos representantes dos centros acadêmicos, que tendem a se refletir muito positivamente entre os colegas de graduação. Reforça que o CRM-PR tem dado ênfase ao seu programa de educação médica e que os estudantes têm sido público crescente, entendendo a importância de complementos basilares éticos em sua formação para a pr[atica da Medicina.

Gestora do Gestora do Departamento de Eventos e Mídia e 2ª. Secretária, a conselheira Regina Celi Passagnolo Sergio Piazzetta reforçou a análise: “A fala dos representantes mostra que muitos líderes estão preparados para a discussão. Merecem ser ouvidos, estão ativos e querem a manutenção do bom ensino. Conhecem nossas limitações para ajudá-los, mas desejam apoio e intermediação”. Os demais conselheiros igualmente dirigiram elogios à conduta compromissada dos acadêmicos, que, por sua vez, agradeceram a oportunidade de iniciar a aproximação com o conselho profissional e assim ganhar voz.

Coordenador da Comissão de Ensino Médico do CRM-PR e professor da PUCPR, o conselheiro José Knopfholz foi o responsável pela mediação do encontro com os dirigentes dos centros acadêmicos. Ele ressaltou a importância de o Conselho, por suas próprias características, funcionar como centro neutro de diálogo. Durante a sua apresentação, historiou as atualizações das normas envolvendo os acadêmicos de Medicina, como inclusão dos cursos nas atividades remotas, revisão de internato, antecipação de formatura e atuação no combate à pandemia.

O conselheiro apresentou indicadores de pesquisa nacional recém-concluída e que, no seu entender, mostra o engajamento e de quanto o aluno pode ser importante neste momento de enfrentamento da pandemia. De acordo com ele, o estudo envolvendo mais de 1,2 mil estudantes mostrou que a grande maioria (94,3%) gostaria de participar de pesquisas relacionadas à Covid-19. “Altruísmo e senso de dever foram aspectos preponderantes entre os pesquisados, atestando que os estudantes querem fazer a diferença, que são jovens comprometidos com a profissão”, avalia o Prof. José Knopfholz.

Como reflexo da pandemia e na mudança que se implementou no formato educacional, sobretudo com recursos digitais e estudos a distância, os estudantes queixaram-se da pouca atenção recebida quanto ao pleito de uma redução nas mensalidades. Os acadêmicos destacaram que os efeitos na economia impostos pela Covid-19 deixaram-nos e às suas famílias em dificuldades para auxiliar no custeio, sob agravo de que o distanciamento alterou as rotinas domésticas e profissionais e impôs compartilhamento dos recursos tecnológicos existentes. Discutido individualmente nas faculdades, o pleito mereceu acolhimento dos conselheiros e será reforçado na próxima reunião com os coordenadores dos cursos.

O Paraná conta hoje com 22 escolas médicas e mais de 2,2 mil ingressantes. No encontro realizado, dentre outros, estiveram representados por seus presidentes e/ou membros os seguintes centros acadêmicos: CASHF ‑ Centro Acadêmico Sérgio Henrique Ferreira (Campo Real), CAMDE ‑ Centro Acadêmico de Medicina Daniel Egg (FEMPA/Makenzie), CAMME ‑ Centro Acadêmico de Medicina Maria Estrella (Faculdades Pequeno Príncipe), CAMMA ‑ Centro Acadêmico de Medicina Mario de Abreu (PUC Curitiba), CAMAF - Centro Acadêmico de Medicina Anísio Figueiredo (PUC Londrina), CAMAZ ‑ Centro Acadêmico Marco Antonio Zago (Unicentro), CAMN ‑ Centro Acadêmico Miguel Nicolelis Unicesumar), CAMI ‑ Centro Acadêmico de Medicina Ingá (Uningá), CAWAP ‑ Centro Acadêmico Dr. Walter Alberto Pecoits (Unioeste Francisco Beltrão), CAMPOA - Centro Acadêmico de Medicina Professor Orival Alves (Unioeste Cascavel) e CAMTO ‑ Centro Acadêmico de Medicina de Toledo (UFPR/Toledo).

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