23/09/2015
O encontro foi na última quinta-feira, na Sede do CRM-PR
Na noite da última quinta-feira (17), o CRM-PR realizou uma plenária extraordinária para receber conselheiros federais. Estiveram presentes o presidente do CFM, Carlos Vital Tavares Corrêa Lima, os vice-presidentes, Mauro Luiz de Britto Ribeiro, Jecé Freitas Brandão e Emmanuel Fortes Silveira Cavalcanti, o 2º secretário, Sidnei Ferreira, o tesoureiro, José Hiran da Silva Gallo, o corregedor, José Fernando Maia Vinagre, e o vice-corregedor, Celso Murad.
Na abertura da Plenária, o presidente do CRM-PR, Luiz Ernesto Pujol, destacou a difícil fase que o país está vivendo. “É um sentimento comum que temos de desamparo da Medicina, cujas consequências têm trazido malefícios para a população. As notícias são sempre muito ruins e o cenário é de um futuro pouco promissor, diante desse sentimento de sofrimento que a população está passando”, afirmou.
O presidente do CFM ressaltou três pontos prioritários nas causas políticas. “Sem dúvida passamos um período muito crítico. Temos três prioridades, a luta pela consolidação dos direitos da personalidade, que é o alicerce de onde emanam os direitos que se impõem a todas as pessoas; a erradicação do modo corrupto de se fazer alianças partidárias em nosso país; e a extinção da cultura da impunidade, pois a lei é para todos e ninguém está acima do bem e do mal”, afirmou Vital.
Também foram debatidos temas como a mobilização no congresso para se estabelecer por lei uma carreira pública para o médico, o Programa Mais Médicos, escolas médicas e a necessidade de engajar a classe médica a estar cada vez mais conectada aos assuntos de interesse da área. Por fim, os conselheiros federais destacaram a atuação do CRM-PR na fiscalização e na Corregedoria, que tem sido exemplo para outros conselhos.