03/12/2020

Conselho de Medicina do Paraná inicia dezembro com 432 representantes em 103 unidades regionais

Reformulação do sistema representativo amplia interação e poder de voz dos médicos paranaenses; agilidade na prestação de serviços é outro diferencial proposto

O CRM-PR fecha o ano com 103 representações, tendo assim presença efetiva em mais de um quarto das municipalidades paranaenses, o que permite estar mais atento às dificuldades para o exercício da Medicina nas regiões mais longínquas e amplificar o poder de voz dos médicos. Ao todo, o Conselho já conta com 432 representantes nos mais diferentes pontos do Estado, os quais aderiram à missão de defesa e da profissão médica e seus valores éticos.

clique para ampliarclique para ampliarDr. Wilmar Guimarães (em destaque), coordenador das representações. (Foto: CRM-PR)

A reformulação representativa do Conselho de Medicina do Paraná vinha sendo estudada há alguns anos, sempre tendo como objetivo maior possibilitar a facilitação de serviços aos médicos, empresas de serviços de saúde e à própria sociedade. Com o advento da pandemia, algumas das sedes físicas do CRM tornaram-se ociosas e onerosas, permitindo que fossem desinstaladas e sucedidas por um modelo virtual, facilitado pelos recursos tecnológicos hoje disponíveis e que permitem reuniões e acesso a serviços em tempo real, com custos contidos, desnecessidade de deslocamentos e acolhimento aos novos ditames sanitários de prevenção sob os impactos da pandemia.

Coordenador das representações do CRM-PR, enquanto ocupante do cargo de vice-presidente, o conselheiro Wilmar Mendonça Guimarães é um entusiasta do modelo implementado, especialmente pela interação que se estabeleceu com os médicos de todas as regiões. Em sua análise, hoje as demandas tem uma discussão instantânea, uma busca imediata por solução. Destaca que o Conselho tem disponibilizado salas virtuais para que os médicos de uma determinada representação ou região analisem questões específicas, do mesmo modo que podem, em qualquer necessidade, também realizar reuniões com os conselheiros ou com os diretores.

Como esclarece o vice-presidente, cada representação tem uma espécie de conselheiro tutor à disposição para dar encaminhamento às questões de forma imediata ao setor competente, como Departamento de Fiscalização do Exercício Profissional, Codame, Corregedoria, Departamento de Registro Profissional ou até mesmo para implementação de atividades no campo de educação médica continuada. “Cada representação tem um diretor, um vice e um secretário, que podem contribuir para a interlocução do médico com o seu Conselho, no que concerne às suas atribuições legais”, esclarece o Dr. Wilmar Guimarães. Ele reforça que esta expansão dá capilaridade às atividades do CRM, rompendo as distâncias físicas. Exemplifica que, nesta sexta, 4 de dezembro, o Conselho estará realizando o curso de "Atualização na abordagem da Covid-19", dentro de seu programa de educação continuada, e que estará acessível a todos os médicos.

clique para ampliarclique para ampliarPresidente do Conselho, Roberto Yosida (destaque). (Foto: CRM-PR)

O presidente do CRM-PR, Roberto Issamu Yosida, ressalta que outros Conselhos de Medicina tem acompanhado com muita atenção o trabalho empreendido no Paraná, visando aplicar localmente as soluções exitosas no sentido de atendimento às demandas dos médicos. Bahia, Santa Catarina e Mato Grosso foram estados em que seus conselheiros participaram de reuniões virtuais com o CRM-PR para conhecer detalhes das inovações, nas quais se destaca a prestação de serviços ágil e sem restrições pelas distâncias geográficas. Também o Conselho do Maranhão está se familiarizando com o modelo paranaense.

Até meados de 2020, o CRM-PR dispunha de 16 unidades representativas (e aproximadamente centena e meia de médicos-membros), que tinham a designação de delegacias, nomenclatura também alterada por força de recomendação do Tribunal de Contas da União. Agora, as representações passam de uma centena e atingem de forma antecipada o que havia sido planejado para se consolidar até o final do primeiro semestre de 2021.

As representações regionais do Conselho já instaladas podem ser conferidas aqui. Algumas delas reúnem médicos de duas ou três cidades menores, ajustando-se assim à normativa publicada. Entre as últimas aprovadas e em processo de composição do quadro representativo estão as de Jacarezinho, Palmeira, Nova Esperança e Faxinal/Borrazópolis. O Paraná tem hoje 29.942 médicos ativos, sendo 17.206 do sexo masculino e 12.736 do feminino. Além disto, as pessoas jurídicas registradas somam 11.883.

Para saber mais:

REPRESENTAÇÕES REGIONAIS COM SEDE VIRTUAL
Contato pelo telefone (41) 3240-4000 ou por e-mail: representacao@crmpr.org.br | protocolo@crmpr.org.br 
Horário de atendimento: das 9h às 13h e das 14h às 18h

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios