01/12/2023
Em parceria com secretarias municipais, a Sesa realiza série de ações a partir deste 1º de novembro na Capital e em cidades do interior e que incluem a assistência e a proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV
O Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR) apoia o Dezembro Vermelho, campanha que se inicia nesta sexta-feira (1°) e visa conscientizar sobre a importância da prevenção contra a Aids. Ao longo do mês, a sede do CRM estará iluminada nas cores vermelha e também a laranja, que direciona à prevenção do câncer de pele. Também no Portal na internet foi inserido laço com as duas cores, reforçando o propósito.
A campanha tem como objetivo chamar a atenção também para a assistência e a proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV. Serão realizadas diversas ações em todo o país, como palestras, caminhadas, seminários e eventos culturais. A cor vermelha é associada ao amor, à paixão e à vida e o vírus pode ser transmitido por via sexual, sanguínea e de mãe para filho, na chamada transmissão vertical.
A Secretaria estadual da Saúde (Sesa) realiza nesta sexta-feira (1º) uma série de atividades em Curitiba e no interior do Estado para marcar o Dia Mundial de Luta contra a Aids e o início da campanha nacional. Depois de 42 anos dos primeiros casos, a Aids já levou à morte mais de 35 milhões de pessoas no mundo.
Em Curitiba, na Praça Rui Barbosa, haverá testes rápidos para o diagnóstico do HIV, distribuição de preservativos internos e externos, autoteste e informações sobre prevenção. Os profissionais estarão no local, das 9 às 16 horas, para atendimento, testagens e orientações.
O Programa de DST/Aids da Sesa preparou uma extensa programação para marcar a data em todo o Paraná, em parceria com as secretarias municipais. As Regionais de Saúde estão acompanhando o desenvolvimento das ações de prevenção junto aos municípios, com diversas pautas como seminários, ações nas escolas, divulgação nas mídias, nos conselhos de saúde, ações de testagem, dentre outras.
Em 2022, o Brasil registrou 434.803 casos de HIV (infecção pelo vírus, sem o desenvolvimento da doença) e 11.238 óbitos por Aids. No Paraná, também no ano passado, foram notificados 941 casos de Aids, com 558 óbitos pela doença. Também foram 2.261 casos de HIV diagnosticados. Com dados ainda preliminares, em 2023 o Estado teve 655 casos de Aids, 124 mortes e 1.950 casos de HIV.
A Luta
A origem do Dezembro Vermelho remonta ao ano de 1988, quando a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) e a Organização Mundial da Saúde (OMS) instituíram o dia 1º de dezembro como o Dia Mundial de Luta contra a AIDS. A data foi escolhida para marcar o dia da morte de Robert Rayford Gallo, um dos cientistas que descobriram o vírus HIV.
No Brasil, o Dia Mundial de Luta contra a AIDS foi instituído pelo Ministério da Saúde em 1989. Em 2017, o governo federal lançou a Lei 13.504, que instituiu a Campanha Nacional de Prevenção ao HIV e à Aids, movimento então batizado como Dezembro Vermelho.
De acordo com o relatório global do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS) divulgado em julho de 2023, o número de pessoas mortas por doenças relacionadas à AIDS em 2022 foi de 620 mil. Esse número representa uma redução de 51% desde o pico da epidemia em 2004 e de 32% desde 2010.
A redução das mortes por AIDS é resultado dos avanços no tratamento da doença. O acesso ao tratamento antirretroviral é fundamental para que as pessoas vivendo com HIV tenham uma vida longa e saudável. No Brasil, o acesso ao tratamento antirretroviral é universal. Em 2023, 770 mil pessoas vivendo com HIV estavam em tratamento, o que representa 81% das pessoas diagnosticadas com a doença.
No entanto, ainda há desafios a serem superados para acabar com a epidemia de AIDS. Cerca de 9,2 milhões de pessoas ainda não têm acesso ao tratamento em todo o mundo. O Dezembro Vermelho é uma oportunidade para chamar a atenção para a necessidade de continuarmos trabalhando para prevenir e combater a AIDS.
Dezembro Laranja
O CRM-PR também apoia o Dezembro Laranja, que representa uma campanha para conscientizar as pessoas sobre o combate ao câncer de pele. A cor laranja é associada à alegria, à saúde e à energia e o mês marca ponto alto do verão, com férias e condições de maior exposição aos raios solares.
Ambas as campanhas são importantes para promover a saúde e o bem-estar da população. O Dezembro Vermelho ajuda a prevenir a transmissão do HIV, o vírus que causa a AIDS, enquanto o Dezembro Laranja ajuda a prevenir o câncer de pele, um dos tipos de câncer mais comuns.
No país, as campanhas de conscientização sobre saúde são realizadas por instituições públicas e privadas, como o Ministério da Saúde, a Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) e a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Essas campanhas são importantes para informar a população sobre os riscos de doenças graves e para incentivar as pessoas a adotarem hábitos saudáveis.
SAIBA MAIS SOBRE O DEZEMBRO LARANJA E A CAMPANHA DA SOCIEDADE DE DERMATOLOGIA.
Fonte: SESA/PR, com informações do CRM-PR.