27/08/2020

Conselho de Medicina da Bahia conhece um pouco da experiência do Paraná na ampliação representativa

Comissão do Cremeb vai avaliar modelo com sedes virtuais; Bahia tem extensão territorial três vezes maior que o PR e 16 unidades regionais para atender 25,3 mil médicos

Em webconferência realizada na tarde de terça-feira (25/08), o Conselho de Medicina do Paraná apresentou aos conselheiros integrantes do corpo diretivo do singular da Bahia o processo de instalação das representações virtuais. O Cremeb vem implementando estudos para aperfeiçoar o seu modelo representativo, aproveitando os novos recursos tecnológicos explorados num momento em que diminuem as atividades presenciais e crescem as remotas. Assim, decidiu conhecer um pouco mais da experiência em curso no Paraná e que possibilita a aproximação do médico do interior com o incremento das sedes virtuais.

clique para ampliarclique para ampliarConselhos do Paraná e Bahia estreitam relações em evento pela web. (Foto: CRM-PR)

Com extensão territorial quase três vezes maior que o Paraná, a Bahia conta hoje com 16 unidades regionais representativas (eram 18) para atender a um contingente de 25,3 mil médicos (no Paraná são quase 30 mil). O esvaziamento e o elevado custo de manutenção das delegacias, como ainda são denominadas, fizeram com que o Conselho da Bahia instaurasse um processo para repensar todo o modelo. A missão ficou a cargo da Codecer (Coordenadoria de Delegacias, Comissões de Ética e Representações), com colaboração dos conselheiros diretores.

Além do coordenador da Codecer, conselheiro Jorge Raimundo Cerqueira e Silva, participaram da reunião pela web, a presidente do Cremeb, Teresa Cristina Santos Maltez; o vice-presidente Júlio César Vieira Braga; os corregedores José Abelardo Garcia de Meneses, Antonio Francisco Pimenta Motta e Leonardo D’almeida Monteiro Rezende; os secretários José Augusto da Costa e Maria Jesus Bendicho; o tesoureiro Raimundo Teixeira da Costa; o diretor de Fiscalização, Otávio Marambaia dos Santos; a conselheira Aline Nogueira Reis Guimarães; e assessoras jurídicas Diana Guerra e Cássia Barreto. Pelo CRM-PR participaram o presidente Roberto Issamu Yosida; o vice Wilmar Mendonça Guimarães, que coordena a reformulação representativa do Conselho do Paraná; ainda outros conselheiros e representantes dos setores jurídico, de TI e comunicação.

clique para ampliarclique para ampliarDra. Teresa Maltez, presidente do Conselho de Medicina da Bahia. (Foto: CRM-PR)

O presidente do CRM-PR historiou a longa trajetória até se chegar ao novo modelo colocado em prática sob amparo de resolução específica, especificando algumas dificuldades e o processo de compreensão por parte dos médicos dos benefícios que podem advir. Também foram abordado aspectos referentes ao custeio do sistema e mudança da nomenclatura de delegacia, por força de orientação do Tribunal de Contas da União, assim como questões relativas às sindicâncias, processos e julgamentos. Os conselheiros do Cremeb disseram que há muitos anos vem sendo estudada a revisão da funcionalidade das unidades regionais e se mostraram muito interessados em discutir o modelo.

Em email encaminhado à secretaria-geral do CRM-PR nesta quarta (26), a conselheira Aline Guimarães manifestou-se sobre o tema: “Parabenizo o Conselho do Paraná pelo projeto de capilarização da atuação conselhal, através da nomeação de representantes e desinstalação das sedes físicas das delegacias. Certamente sai na vanguarda, permitindo acesso rápido do médico do interior ao Conselho, aproximando do que é a entidade médica, que tem o propósito de servir e representar o médico.”

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios