01/08/2017
Ato médico, perícia previdenciária, obesidade infantil, hepatite e outras doenças infecciosas estão entre os assuntos apresentados no programa Boletim Médico, no Canal 25
Conselheiros do CRM-PR tiveram participação efetiva nos últimos dias no programa Boletim Médico, da Central TV Canal 25 (tevê fechada), com apresentação de temas de relevância para o cotidiano das pessoas. Recém-criado, o programa é apresentado ao vivo todas as manhãs, das 10 às 11h, por Otávio Müller. Os programas podem ser acompanhados pelo Facebook e têm seus arquivos disponibilizados no Youtube.
O presidente Wilmar Mendonça Guimarães fez a estreia de contribuição do Conselho ao programa no dia 25 de julho, abordando a Lei do Ato Médico e os riscos à população com a usurpação das funções restritas aos médicos por outros profissionais. Foram 30 minutos de entrevista, com abordagem de outros temas de interesse da coletividade e também dos médicos, como as condições de trabalho na esfera do SUS e o repúdio da classe às recentes declarações do ministro da Saúde, Ricardo Barros, imputando aos profissionais as mazelas que cercam o sistema público.
https://www.youtube.com/watch?v=WARHQKEx0Ys
O conselheiro Alceu Fontana Pacheco Júnior, coordenador da Câmara Técnica de Infectologia, foi o entrevista do programa em 28 de julho, Dia Mundial de Combate à Hepatite e que mereceu especial abordagem. O ex-presidente da Sociedade Paranaense de Infectologia também falou sobre influenza e conjuntivite, dentre outras doenças infecciosas, dando ênfase a aspectos de prevenção. Confira aqui o programa: https://www.youtube.com/watch?v=CMPwgDeXI1Q&t=23s
No dia 31, a entrevistada foi a conselheira Keti Stylianos Patsis, coordenadora da Câmara Técnica de Medicina do Trabalho do CRM-PR e integrante da Câmara Técnica de Medicina do Trabalho do Conselho Federal de Medicina. Ela falou sobre diversos temas relacionados á especialidade, como perícia previdenciária, doenças ocupacionais, envelhecimento e depressão no trabalho, atestados médicos e até mesmo reflexos da reforma trabalhista. A Dra. Keti já foi presidente da Associação Paranaense de Medicina do Trabalho e diretora Associação Nacional de Medicina do Trabalho e Associação Nacional dos Médicos Peritos da Previdência Social. Parte do programa teve o médico psiquiatra Marcelo Dauth, representando a sociedade de especialidade e que falou sobre depressão.
O tema em destaque no programa do dia 1.º de agosto foi obesidade infantil e prevenção. O entrevistado foi o pediatra Luiz Ernesto Pujo, conselheiro que presidiu o CRM-PR e hoje ocupada a secretaria-geral. Ele dividiu o programa com o médico Hael Chaves Haenisch, que tratou de gestão nos prontos-socorros. Luiz Ernesto Pujol citou dados de relatório das Nações Unidas que mostra o aumento do sobrepeso infantil. Estima-se que 7,3% das crianças menores de cinco anos estão acima do peso, sendo as meninas as mais afetadas, com 7,7%.