O Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR), representado pelo conselheiro e coordenador da Comissão de Divulgação
de Assuntos Médicos (Codame), Dr. Afrânio Benedito Silva Bernardes (CRM-PR 10.430), participou de evento sobre publicidade
médica promovido no dia 15 de março pelo Conselho Regional de Medicina de Rondônia (Cremero), na capital de Rondônia, Porto
Velho.
clique para ampliarConselheiro do CRM-PR, Afrânio Bernardes (centro), recebe
certificado do coordenador da Codame do Cremero, Cleiton Bach, e da corregedora, Ellen Santiago (Foto: Cremero)
O curso “Publicidade Médica Dentro da Lei” foi ministrado na sede do Cremero com a participação do conselheiro do CRM-PR como
palestrante convidado. Abrindo o evento, a corregedora por Rondônia, Dra. Ellen Santiago (CRM-RO 1.748), explicou o interesse
em levar a experiência do Paraná com relação à Codame para conhecimento dos profissionais de seu Estado. “No Paraná, a Codame
é desvinculada da Corregedoria, sendo um órgão à parte, diferentemente do que acontece aqui no Cremero”, afirmou.
Assim, explicou a conselheira, quando há denúncia ou conhecimento de propaganda médica irregular pelo Cremero, é necessária
a abertura de procedimento via Corregedoria. Outro ponto destacado pela corregedora foi a regulamentação referente à propaganda
em Medicina, que é normatizada pela
Resolução do CFM nº 1.974/2011.
Agradecendo o convite dos colegas rondonienses, Dr.
Afrânio discutiu as principais normativas referentes à propaganda médica, apresentando as formas corretas de se fazer tal
divulgação. “O que vemos muito em publicidade é que as pessoas dizem que há muitas regras e que não dá para se fazer nada,
mas a realidade é que precisamos entender como fazer da forma correta”, explicou.
Entre os assuntos que geram maior polêmica, destacou, está a publicação de imagens de pacientes atendidos por determinado
profissional, geralmente da área estética, com a demonstração de supostos resultados de tratamentos e operações – as chamadas
propagandas de “antes e depois”, que são proibidas para profissionais médicos.
“A publicidade pode ser feita, mas
possui alguns limites que devem ser respeitados”, ponderou o conselheiro do CRM-PR, lembrando que, na Medicina, a melhor propaganda
continua sendo a indicação: “O melhor marketing é a indicação, é aquele paciente que chegou até você por indicação de outro
profissional médico, que conhece e respeita o seu trabalho a ponto de indicá-lo para seus próprios pacientes.”
Após
a apresentação do coordenador da Codame no Paraná, foi realizada uma conversa com especialistas sobre o tema. Participaram
do encontro, além do conselheiro Dr. Afrânio Bernardes, o presidente do Cremero, Dr. Spencer Vaiciúnas (CRM-RO 2.589), a corregedora,
Dra. Ellen Santiago (CRM-RO 1.748), o vice-corregedor e coordenador da Codame, Dr. Cleiton Bach (CRM-RO 2.155), o coordenador
de Dermatologia da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Dr. Cipriano Ferreira (CRM-RO 1.946), a chefe do Departamento
de Cirurgia Plástica do Hospital de Base de Porto Velho, Dra. Flávia Lenzi (CRM-RO 1.245), a coordenadora da residência médica
de Ginecologia e Obstetrícia da Maternidade Municipal Mãe Esperança, Dra. Maria da Conceição (CRM-RO 596), o advogado Cândido
Ocampo (OAB/RO 780) e o estudante de Medicina pela UNIR, Ângelo Fajardo.
O evento na íntegra pode ser assistido
no
link.