11/10/2016

Congresso em Curitiba debate nova forma de gestão hospitalar

Entre os palestrantes estão médicos hospitalistas da Itália, Canadá e Estados Unidos. De 17 a 22 de outubro

clique para ampliar>clique para ampliarPaulo Paim, da Academia Brasileira de Médicos Hospitalistas, ladeado pelos conselheiros Thadeu Brenny Filho e Luiz Ernesto Pujol. (Foto: CRM-PR)

Na segunda quinzena de outubro, entre os dias 17 e 22, será realizado em Curitiba o II Congresso Brasileiro de Médicos Hospitalistas, uma parceria do Hospital da Cruz Vermelha Brasileira - Paraná e a Academia Brasileira de Médicos Hospitalistas. O evento reúne médicos convidados nacionais e internacionais, líderes e gestores em saúde do setor de medicina suplementar e do setor público das esferas municipal, estadual, nacional.

Para a Comissão organizadora, o Congresso é uma grande oportunidade para discutir e ampliar conhecimentos sobre a medicina hospitalar, fortalecer o modelo hospitalista entre médicos especialistas, generalistas e profissionais dedicados à missão hospitalar.

“Esperamos congregar forças para uma maior racionalidade e sobriedade na aplicação dos recursos diagnósticos e terapêuticos”, afirma o médico Paulo Fabrício Nogueira Paim, presidente da Academia Brasileira de Médicos Hospitalistas e coordenador do grupo hospitalista no Hospital da Cruz Vermelha. Na noite de segunda-feira, 10, durante a reunião plenária do Conselho Regional de Medicina do Paraná, o presidente da Academia apresentou o programa e os objetivos do Congresso, ressaltando a importância de “construirmos um novo momento no qual a ciência, a arte e os resultados a beira do leito sejam a tônica”. Ele agradeceu o apoio dado pelo CRM, a exemplo da AMP, Hospitais Evangélico, Erasto Gaertner e Hospital Marcelino Champagnat e Prefeitura de Curitiba, dentre outras instituições.

De acordo com Paulo Paim, é preciso aprimorar modelos que resultem em maior segurança para os pacientes e melhor qualidade assistencial, unindo os conhecimentos médicos multidisciplinares: “É importante a quebra de paradigmas do mercado em prol de nosso bem maior - o paciente e suas necessidades de saúde”. A partir deste pensamento, é fácil concluir que a instituição consegue atingir a capacitação de médicos e equipes assistenciais focadas exclusivamente na qualidade assistencial do paciente hospitalizado.

Além das atividades pré-evento, que ocorrem de 17 a 20 de outubro, sempre das 18 às 22h, haverá ainda o I Encontro Científico Choosing Wisely Brasil. No início da tarde do dia 20, precedendo a abertura oficial, haverá a recepção aos congressistas e mostra de vídeos Choosing Wisely no Mundo. “Considerações filosóficas Choosing Wisely” será o tema em análise na composição da mesa de abertura, com as participações dos convidados Gustavo Diniz Ferreira Gusso (SP), Luís Claudio Correia (BA), José Carlos Aquino de Campo Velho (SP) e ainda do italiano Marco Carlo Bobbio, autor do livro “O Doente Imaginado”.

Ainda integram o grupo de palestrantes internacionais o Prof. Esteban Gendara, do Canadá, que vai falar sobre “Atualizações sobre o TEV no ambiente hospitalar”; e John Nelson, dos Estados Unidos, que apresentará “Surgimento e crescimento do Mundo Hospitalista nos EUA” e ainda “A importância dos Hospitalistas se verem como donos de sua prática”. Também haverá a participação de palestrantes do Paraná, São Paulo, Bahia, Santa Catarina, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

Serviço:

Data: 17 a 22 de Outubro

Local: Campus da Universidade Positivo ‑ Ecoville (Bloco Amarelo), em Curitiba/PR.

Programação completa e inscrições: www.hospitalistas.med.br

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios