06/09/2016
Ministro da Saúde prestigiou solenidade de abertura, na noite de domingo, na AMP
A solenidade de abertura do 7º Congresso Setorial de Cirurgia do Colégio Brasileiro de Cirurgiões – Setor VI Paraná foi realizada na noite de domingo (4) no auditório da Associação Médica do Paraná, em Curitiba. O evento termina nesta terça-feira (6). Tendo como tema em destaque “Novas Estratégias para a Cirurgia Moderna”, o congresso contou com a presença do ministro da Saúde, Ricardo Barros, e teve o lançamento do mutirão de cirurgia de hérnia, projeto-piloto com ações no Paraná a partir do dia 17 e com posterior extensão para todo o país.
Presidente do Congresso e responsável pela abertura, o prof. Flávio Daniel Saavedra Tomasich explica que a ideia do mutirão é abranger o maior número possível de agendamento e, assim, atender o máximo possível de pessoas que necessitam deste tipo de cirurgia, prevenindo problemas de saúde e reduzindo filas por atendimento. A expectativa, diz, é atender de cinco a dez pessoas em cirurgias de hérnias, em uma ação conjunta envolvendo 21 hospitais da Grande Curitiba, do litoral e do interior do estado. O mutirão será coordenado por membros Titulares do CBC.
O presidente do CRM-PR, Luiz Ernesto Pujol, participou da solenidade e compôs a mesa diretora, ao lado de outras autoridades, incluindo o ministro, o qual apresentou um balanço da saúde no período anterior à sua ascensão e nestes três meses e meio de gestão.
“Este encontro se constitui em grande oportunidade para ampliar conhecimentos e trocar experiências com mestres e líderes cirurgiões, além do contato com jovens pesquisadores e seus trabalhos apresentados”, resumiu o presidente. O CBC, fundado há 87 anos, terá no início de outubro o seu II Congresso Setorial do Capítulo do Amazonas, Setor I.