17/09/2015
Abertura oficial ocorreu na noite de quarta-feira, na PUCPR. Trabalhos serão encerrados nesta sexta e marcam também 20 anos da SBB
Ocorreu na noite de terça-feira a solenidade oficial de abertura do XI Congresso Brasileiro de Bioética, que está sendo realizado no Campus da PUCPR, em Curitiba. A solenidade ocorreu no Auditório Tristão de Ataíde (andar térreo), com transmissão ao vivo para os outros três auditórios – Maria Montessori. Thomas Morus e Sobral Pinto, que se mantiveram lotados ao longo do dia, no curso dos trabalhos iniciados pela manhã, com a conferência do Prof. Dr. Jan Solbakk, da Universidade de Oslo, Noruega.
Compuseram a mesa diretora, para saudar os participantes e exaltar a grandiosidade e repercussão dos eventos, o Prof.Waldemiro Gremski, reitor da PUCPR, instituição anfitriã e apoiadora; a presidente da Sociedade Brasileira de Bioética, Regina Ribeiro Parizi Carvalho; o coordenador do XI Congresso, Gerson Zafalon Martins; presidente do Conselho Federal de Medicina, Carlos Vital; e o presidente do CRM-PR, Luiz Ernesto Pujol. Ainda integraram a mesa os Prof. Volnei Garrafa e Mario Antônio Sanches, renomados bioeticistas do Brasil, e Tiago Rocha da Cunha, da SBB.
Além de destacar o tema central do XI Congresso - “Bioética e Desigualdades” e alcance dos debates empreendidos, as autoridades chamaram a atenção para duas marcas históricas: os 10 anos da Declaração Universal sobre Bioética e Direitos Humanos da Unesco e os 20 anos da Sociedade Brasileira de Bioética, instituição realizadora das atividades que reúnem mais de 60 conferencistas nacionais e internacionais e público de mais de 600 pessoas. Os trabalhos, que prosseguiram nesta quinta-feira, serão encerrados no início da noite desta sexta (18), com apresentação de histórico dos 10 anos da Declaração pelo Prof. Volnei Garrafa, da Universidade de Brasília.
Integraram as atividades da solenidade oficial de abertura a apresentação do vídeo “A história da Bioética como campo de conhecimento e ação política no Brasil”, de autoria de Flávia Ramos (UFSC/IAEE) e o lançamento livro “Três Ensaios de Bioética”, de Fermin Roland Schramm (Editora Fiocruz), da SBB, com sessão de autógrafo.