21/06/2016

Comunidade de Rolândia reverencia médicos pioneiros com a Ordem do Mérito Roland

Drs. Luiz Liberattyi, com 55 anos de formado, e Dr. Osni Giordani, com 49, foram homenageados

clique para ampliar>clique para ampliarHomenagem foi realizada na noite do dia 10 de junho. (Foto: Jornal de Rolândia)

A Câmara Municipal de Rolândia fez uma sessão solene para a entrega da Comenda da Ordem do Mérito Roland, na sexta-feira (10). A Comenda foi entregue aos médicos Luiz Liberatti e Osni Domingos Giordani (CRM 2112) no Centro Cultural Nanuk. O evento foi bastante concorrido, uma vez que os dois são conhecidos em Rolândia e região pelo seu profissionalismo e exemplo de vida. Amigos desde a infância, os dois médicos foram vereadores e presidentes do Legislativo de Rolândia. O Dr. Luiz recebeu em 2011 o Diploma de Mérito Ético-Profissional do CRM-PR ao atingir 50 anos de formado. O Dr. Osni completa o Jubileu de Ouro no ano que vem. Formou-se em 1961 pela UFPR, mas durante o curso, Luiz fez um estágio em Obstetrícia na Maternidade Escola do Rio de Janeiro e em outros hospitais. Ele conta: “Durante as férias, ficava em Rolândia e auxiliava o doutor Anatole Duarte, que era dono do hospital São Judas Tadeu. Praticamente morava na casa dele e o ajudava desde o 2º ano de Medicina. Eu acompanha todos os trabalhos e, quando eu me formei, já tinha um aprendizado grande e um local para trabalhar”.

O médico sempre procurou exercer a solidariedade humana. Deu assistência ao Lar Infantil André Luiz entre 1965 e 1980, assim como atendeu a APAE de Rolândia por muito tempo. Essa dedicação o levou ao Lions Clube de Rolândia, clube de serviço em que ingressou em 1963 – são mais de 50 anos. Sobre a homenagem que recebe da Câmara de Vereadores de Rolândia, da qual foi presidente no biênio 1995/96, Luiz se diz feliz. “Tudo o que eu fiz foi espontaneamente, sem pensar em homenagens”, resumiu o comendador Luiz Liberatti. Também foi secretário municipal de Saúde e chefa da 17ª Regional da Saúde de Londrina.

O Dr. Osni nasceu no distrito Campos Novos, em Capinzal (SC), mas aos seis anos de idade os pais se mudaram para Rolândia. Ele cursou Medicina na UFPR e se formou em dezembro de 1967, fazendo residência depois em São Paulo e retornando para Rolândia em 1969. Foi responsável pela instalação da agência local do INSS e há mais de 30 anos tem ligação com o Detran, com responsabilidade no exame oftalmológico. O médico já foi, ainda, diretor do Colégio Roland, vereador em 1989 e presidente da Câmara em 1990/91. Desde 1998 é médico da Associação Brasileira de Medicina do Tráfego.

O Jornal de Rolândia publicou amplo material jornalístico-fotográfico sobre a homenagem.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios