02/02/2017
Médica Claudete Reggiani, professora do Departamento de Tocoginecologia assume no lugar do Prof. Flávio Tomasich
Claudete Reggiani, professora do departamento de Tocoginecologia da UFPR, médica ginecologista e obstetra, é a nova superintendente do Complexo Hospital de Clínicas (CHC), composto pelo Hospital de Clínicas (HC) e pela Maternidade Victor Ferreira do Amaral (MVFA), ambos em Curitiba. A posse ocorreu quinta-feira (2) pela manhã. Ela assume as instituições num momento conturbado da economia brasileira. Sucede na função ao Prof. Dr. Flávio Daniel Saavedra Tomasich, que esteve na função nos últimos dois anos. Os conselheiros Adonis Nasr, também professor da UFPR e que compôs a última diretoria do HC, e Donizetti Dimer Giamberardino Filho prestigiaram a solenidade, representando o Conselho Regional de Medicina do Paraná e o Conselho Federal de Medicina.
“Quando os bracinhos do Theo se abrem para o meu amor e meu carinho, assumo o maior desafio da minha vida. O desafio de manter a missão deste Hospital conforme seu regimento. Ou seja, tem por missão ser referência de excelência na formação de profissionais de saúde, na atenção à saúde, na inovação tecnológica e sustentabilidade, atendendo com inovação tecnológica e sustentabilidade, atendendo com inserção e integração na rede de serviços de saúde e nas necessidades da população”, discursou Reggiani em sua posse, remetendo seus sentimentos ao neto Theo.
Em cerimônia aberta, no hall da Direção do HC, estiveram diversas autoridades, docentes, servidores e funcionários do CHC. A leitura do termo de posse ficou a cargo de Maria Antônia de Quadros, diretora do Departamento de Administração de Pessoal da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas. Após a assinatura do termo de posse, houve uma salva de palmas. Estava concluída a transmissão do cargo. Flavio Tomasic, que deixou a função, lembrou o discurso de sua posse em 2013. “Eu, na época, tinha falado de dois pensamentos. Um, o de oferecer muito trabalho na gestão e o outro, do sentimento de orgulho. Posso dizer que meu orgulho triplicou por pertencer a família CHC e que a gestão que se encerra trabalhou muito para o Hospital. Estou muito satisfeito e com a alma lavada. Desejo muito sucesso ao reitor Ricardo Marcelo Fonseca e à superintendente Claudete Reggiani”, enfatizou ele.
Agradecendo às contribuições das gestões anteriores e lembrando o filósofo Heráclito, que dizia que estamos todo o tempo em movimento, o reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca ressaltou a importância do complexo hospitalar. “A prioridade dessa gestão é o Hospital de Clínicas. Temos que trabalhar as questões estruturais e conjunturais. Pois este lugar é peculiar e fascinante. Temos que capilarizar o diálogo e melhorar o ambiente de trabalho. Transformar esta referência não só em hospital-escola, mas também em assistência de qualidade à população que aqui vem”, finalizou.
Futuro
A professora também anunciou os responsáveis pelas gerências: José Luiz de Godoy, professor e médico cirurgião, assumirá a de Atenção à Saúde; e Rosires Pereira de Andrade, professor e médico ginecologista e obstetra, a de Ensino e Pesquisa. Já a farmacêutica Mônica Evelise Silveira vai continuar com a administrativa.
Kleber Morais, presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), destacou a união entre a Ebserh e o CHC, acordo assinado em outubro de 2014. “Somos amigos há 30 anos e fiquei muito feliz ao saber que o [médico] Rosires conquistou o cargo. Tenho certeza de que voltarei para fazer mais inaugurações neste Hospital que tem tanto foco no ensino e na pesquisa. Os centros hospitalares da rede existem em função da nossa população”, disse.
Renovação
Assim como o Complexo Hospital de Clínicas, a Universidade Federal do Paraná também renovou seu corpo diretivo no fim de 2016. Ricardo Mulinari, vice-reitor da UFPR até o mês de março, falou sobre o tempo em que atuou na instituição. “Quando cumprimento a professora Claudete, cumprimento a todos que fazem parte do HC e da UFPR. Tive o privilégio de conhecer cada diretor do Hospital. Sei que os desafios são muitos e que o HC cresceu para dentro e para fora. Acima de tudo, ele é da sociedade. Desejo sucesso a todos”, complementou.