15/11/2016

Complexo HC atende recomendação e contrata 190 profissionais via Ebserh

As novas contratações e recursos possibilitarão ao Complexo HC atender itens apontados em indicativo de interdição ética do CRM-PR. Número de leitos em UTIs carentes passou de 22 para 42

No início de dezembro, 190 profissionais da saúde que passaram em concurso público, em 2015 começam a trabalhar no Complexo Hospital de Clínicas de Curitiba. Os novos profissionais que começam a ser convocados agora estarão sob a gestão da Ebserh, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, vinculada ao Ministério da Educação, que já tinha em seu quadro, dentro do HC, outros 436 empregados públicos. Do novo grupo,  estão 48 médicos de diversas especialidades, 27 enfermeiros, 52 técnicos em enfermagem e 16 fiosioterapeutas.

A contratação atende recomendação do Conselho de Medicina do Paraná, que havia emitido em junho uma notificação de interdição ética das Unidades de Terapia Intensiva cardíaca, pediátrica e neonatal. Foi dado prazo de 120 dias para que melhorias fossem realizadas, estendido em mais 60 dias e que agora vai expirar em 7 de dezembro.

De acordo com o CRM-PR, havia provas de que o funcionamento do hospital, em condições precárias, poderia causar dano irreparável ou de difícil reparação aos pacientes. O indicativo funciona como um “alerta” ao hospital, que teve de melhorar as instalações e as condições de trabalho nas UTIs.

Com a contratação de pessoal e a chegada de uma verba extra, o atendimento nas unidades está garantido, pelo menos até o mês que vem, explica o superintendente do maior hospital público do Paraná, Flávio Tomasich. “Imagina em um momento como o de hoje, com essa crise, a gente conseguir a contratação e incursão dessa força de trabalho nova”, conta.

O número de leitos nas UTIs cardíaca, pediátrica e neonatal vai passar de 22 para 42 com o reforço no quadro de pessoal do HC. “No geral, o hospital aumentou 25% da produção e, especificamente nessas áreas, terá segurança dos leitos funcionando completamente”, afirma.

Entrevista coletiva

clique para ampliar>clique para ampliarEntrevista coletiva na UFPR teve a questão do HC como um dos destaques. (Foto: Divulgação/HC)

Em entrevista coletiva realizada na última nesta sexta-feira (11), o Reitor da UFPR, Prof. Zaki Akel Sobrinho, e o Superintendente do Complexo HC, Flávio Tomasich, anunciaram a contratação dos 190 funcionários concursados, via Ebserh, para preencher vagas nos cargos de médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, assistencial de nível superior, assistencial de nível médio, administrativo nível superior e administrativo nível médio. O cronograma da Ebserh prevê que a partir de 1ª de dezembro deste ano os funcionários já iniciem suas atividades.

Com este aporte, o Complexo Hospital de Clínicas poderá ampliar leitos de UTI (vide quadro abaixo) e, com isso, atender os itens apontados após vistoria do CRM do Paraná que levaram aos órgãos expedir um indicativo de interdição ética das Alas de Unidades de Terapia Intensiva Pediátrica, Neonatal e Cardíaca do Hospital de Clínicas da UFPR.

Além das contratações, o Ebserh também realizará um repasse de R$ 5 milhões para compra de insumos e já realizou o repasse de R$ 1,2 milhão para aquisição de equipamentos para as unidades acima elencadas, via REHUF - Programa de Reestruturação dos Hospitais Universitários.

Unidades Nº atual de leitos em funcionamento Capacidade a ser atingida com as novas contratações
UTI Neonatal           10 20
UTI Pediátrica            04 10
UTI Cardíaca 08 12 (04 da unidade de Dor Torácica)

Porém, a ampliação de leitos e atendimento traz uma nova preocupação à superintendência do Complexo HC, como explica o superintendente Flávio Tomasich: “O aumento da nossa produção vem acompanhado do aumento dos nossos custos e, até o momento, não temos notícias que o orçamento do Complexo HC acompanhe essa ampliação”.

Indicativo de Interdição Ética

O primeiro indicativo foi emitido pelo CRM no mês de junho de 2016, apontava a necessidade de aquisição de equipamentos, o abastecimento de insumos com um estoque de segurança e o impedimento de ampliação de número de leitos pela falta de profissionais de enfermagem.

 Em 7 de outubro, quando venceu o prazo do indicativo, o CRM reconheceu o esforço dos profissionais do CHC em tentar manter os serviços funcionando dentro dos melhores padrões técnicos, éticos e humanos possíveis. Na análise do presidente do CRM, Luiz Ernesto Pujol, “ficou patente que o impasse tem origem na falta de contratação pela Ebserh para recompor o corpo de enfermagem, o que impactou até mesmo na redução dos leitos das UTIs fiscalizadas, como a unidade de dor torácica, que está totalmente desativada com os seus quatro leitos por falta de profissionais”.

O prazo do indicativo foi estendido por mais 60 dias para que fosse concluída as correções das faltas apontadas, em especial a que se refere à contratação de corpo de enfermagem para suprir as necessidades.

Com as novas contratações anunciadas e o repasse de recursos, o Complexo HC já notificou o CRM, pois assim deverá atender à maioria dos itens apontados pelo órgão antes do prazo determinado.

Contratações

De acordo com o edital 85/2016, estão sendo chamados seis Analistas Administrativos, cinco Analistas de Tecnologia da Informação, nove Assistentes Administrativos, 27 Enfermeiros, quatro Engenheiros (Civil, Clínico, Eletricista e Mecânico), quatro Farmacêuticos, 16 Fisioterapeutas, dois Fonoaudiólogos, 48 Médicos, dois Técnicos em Análises Clínicas, 52 Técnicos de Enfermagem, quatro Técnicos de Farmácia, dois Técnicos de Informática, dois Técnicos em Necropsia, dois Técnicos em Radiologia, três Tecnólogos em Gestão Pública e dois Terapeutas Ocupacionais. Eles devem se apresentar no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná de 21 de novembro a 2 de dezembro.

Fonte: CRM-PR com informações do CHC, CBN e Paraná Portal

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios