20/03/2009

Comissão Pró-SUS prepara mobilização para maio

Membros da Comissão Nacional Pró-SUS, Remuneração e Mercado de Trabalho do Médico reuniram-se nesta quinta-feira, 19 de março, na sede do Conselho Federal de Medicina, para discutir os encaminhamentos do movimento médico, marcado neste momento pela regionalização das atividades.

O ponto mais alto do movimento acontecerá no mês de maio. A Comissão está definindo a data de uma semana nacional de mobilização em torno das bandeiras do movimento para um SUS de qualidade: abrir negociação para a adoção da CBHPM no SUS, salário mínimo profissional e PCCS/carreira de Estado.

A data deve ser estabelecida no dia 24 de março, ocasião em que representantes de entidades se reúnem no Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) para dar prosseguimento à mobilização na região. Além de estabelecer a data da semana de mobilização, será programado o Fórum Sudeste. É possível que o este Fórum coincida com a semana nacional de mobilização.


Movimentos regionais

As Comissões Estaduais continuam promovendo e planejando fóruns regionais para discutir especificidades locais e demandas próprias. A região Nordeste já prepara seus próximos fóruns. O IV Fórum deve acontecer no Piauí, em junho; e o V Fórum deve acontecer em agosto, na Paraíba. A região tem muitas especificidades e demandas próprias.
De acordo com a conselheira federal Edilma Albuquerque, o Estado de Alagoas, por exemplo, está passando por uma situação que pode chegar ao caos. Médicos da maternidade Santa Mônica, vinculada à Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), formalizaram pedidos de demissão, por conta dos salários inadequados que recebem e da contratação precária a que são submetidos. O movimento teve adesão de 20 dos 40 obstetras, 16 dos 18 anestesiologistas e de 18 dos 28 pediatras. Eles pedem aumento dos vencimentos, pagamento de salário em dia, melhorias nas condições de trabalho e a realização de concurso público. Esses médicos já estão cumprindo aviso prévio e representantes alertam que a situação de alastra para o Hospital Regional.

Centro-Oeste e Norte preveem um fórum conjunto, que deve acontecer no dia 15 de maio. A data para o Fórum Sul está sendo definida.


Fonte: CFM

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios