22/03/2019
Capitão Daniel Lorenzetto participou do Curso de Atualização em Atendimento Pré-Hospitalar no CRM-PR, ao lado do médico Marcos Chesi de Oliveira Jr e do sargento Elias Goularte Alves
Integrado ao Projeto de Educação Médica Continuada, o 1º módulo do III Curso de Atualização em Atendimento Pré-Hospitalar (APH) foi realizado na noite de quarta-feira (20/03) no auditório da Sede do CRM-PR em Curitiba. O tema em destaque foi “Remoção em montanhas e locais remotos e de difícil acesso”, contando com aproximadamente 370 participantes, entre presenciais e pela web. Dirigido a médicos, estudantes de Medicina, socorristas-emergencistas e enfermeiros, o evento é resultado de parceria com Site Curitiba, SMS, SESA e SBAIT (Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado).
Um dos palestrantes foi o capitão Daniel Lorenzetto, comandante do Grupo de Operações de Socorro Tático (Gost), do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Paraná, e mestre em engenharia florestal. Ele abordou “Resgate em locais remotos”, aproveitando para relatar a sua experiência com a participação nas operações de resgate das vítimas de Brumadinho, Minas Gerais, nas quais atuou ao lado dos pares bombeiros Luiz Henrique Vojciechovski, tenente chefe de operações terrestres do Gost, e Guilherme Berwanger, sargento especialista em busca e resgate em estruturas colapsadas. Além deles, outros 25 servidores paranaenses participaram das ações. Todos serão homenageados na próxima quarta-feira (27) na Assembleia Legislativa do Estado.
O Paraná foi um dos primeiros estados a disponibilizar profissionais e equipamentos às ações de apoio técnico e operacional no resgate das vítimas na tragédia de Brumadinho, ocorrida em 25 de janeiro deste ano. No final de janeiro, o Corpo de Bombeiros enviou a equipe do Gost, que é referência em ações de busca e salvamento em situações desta natureza. Criado em 2006, o grupamento já participou de outras grandes operações, como as enchentes que atingiram Santa Catarina, em 2008, e o rompimento da represa de Algodões, no Piauí, em 2015. O capitão Daniel Lorenzetto, especializado em busca e salvamento com cães, busca e resgate em estruturas colapsadas, atua desde 2007 no Gost. Ele foi bastante aplaudido e cumprimentado por sua palestra e pelo trabalho realizado em Minas.
Mais palestras e debates
Também foram de elevado nível técnico e grande receptividade as demais palestras da noite, proferidas pelo médico Marcos Chesi de Oliveira Junior (CRM-PR 14.786), especialista em Cirurgia Torácica e Endoscopia Respiratória, integrante da equipe do Siate e que abordou o tema “Medicina em áreas remotas”; e o sargento da Polícia Militar Elias Goularte Alves, da Divisão de Operações e Segurança, TOM-M (Tripulante Operacional Multimissão) e STA (Setor de Transporte Aéreo) da Casa Militar. Ele falou sobre “Resgate em montanhas e locais de difícil acesso no aeromédico”.
A mesa de debates teve como moderadora a médica Michele Mamprim Grippa (CRM-PR 21.828), especialista em Cirurgia Geral e Cirurgia Plástica e que integra o Siate desde 2010, sendo instrutora do ATLS. O debatedor foi o Dr. João Claudio Campos Pereira (CRM-PR 23.032), especialista em Cirurgia Cardiovascular, professor do curso de Medicina das Faculdades Pequeno Príncipe nas disciplinas de propedêutica, trauma e emergência, além de médico do Resgate Aéreo do Batalhão da Polícia Militar de Operações Aéreas, diretor médico do SAMU litoral e diretor de recomendações da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa).
Na solenidade de abertura do evento, compuseram a mesa o presidente do CRM-PR, Roberto Issamu Yosida; o coordenador do Siate, Dr. Edison Vale Teixeira Junior; o diretor clínico do Siate e organizador do Curso de Atendimento Pré-Hospitalar, Dr. Ricardo Cesar Geenen Accioly Pinto; a coordenadora de Urgência e Emergência da SESA, Dra. Beatriz Ferreira; o diretor do Sistema de Urgência e Emergência de Curitiba (SMS), Dr. Pedro Henrique de Almeida, e o diretor do Capítulo Paranaense da SBAIT, Dr. Carlos Roberto Naufel Junior, que também é conselheiro do CRM-PR.
Homenagem na ALEP
Por iniciativa do deputado Tião Medeiros, a Assembleia Legislativa realiza na próxima quarta-feira (27), 18h30, uma sessão solene em homenagem aos bombeiros e policiais paranaenses que participaram das operações de resgate das vítimas de Brumadinho, em Minas Gerais. “É uma justa homenagem aos paranaenses que auxiliaram os amigos mineiros”, afirmou o parlamentar, que destaca ser o Paraná um dos primeiros estados a disponibilizar profissionais e equipamentos às ações de apoio técnico e operacional no resgate das vítimas na tragédia de Brumadinho.
O Paraná também enviou um helicóptero com equipe do Batalhão de Operações Aéreas da Polícia Militar e cães farejadores, que apoiaram o trabalho de resgate de corpos soterrados. Além disso, a Polícia Civil enviou uma perita criminal que atuou na identificação de corpos resgatados e a Coordenadoria de Defesa Civil mandou uma geóloga e dois capitães. Ao todo, a força-tarefa enviada pelo governo estadual incluiu 28 profissionais do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Civil e Defesa Civil. O requerimento do deputado consigna um voto de congratulações, com menção honrosa, aos membros dessas equipes, que desempenharam sua missão com “dedicação e bravura”, segundo as palavras do deputado. De acordo com as autoridades mineiras, a tragédia provocada pelo rompimento da barragem de Córrego do Feijão deixou saldo aproximado de 300 vítimas, das quais pelo menos 90 estão desaparecidas.