16/08/2018
Luciano Ducci, Ney Leprevost e Pedro Lupion já tinham firmado termo de compromisso com ações reivindicadas em prol da sociedade
O Professor Oriovisto Guimarães (PODE/Podemos) é o candidato postulante ao Senado Federal que está sendo apoiado pelas entidades médicas paranaenses nas eleições deste ano, em mobilização de âmbito nacional impulsionada pelo recém-criado Instituto Brasil de Medicina e que visa dar maior poder de representatividade e atuação à Frente Parlamentar da Medicina no Congresso. O empresário, um dos fundadores do Grupo Positivo em 1972, esteve na última terça-feira (24) na sede da Associação Médica do Paraná, em Curitiba, para assinar o documento em que assume o compromisso, se eleito, de defender no Parlamento as várias ações que as organizações médicas entendem como urgentemente necessárias para benefício da população.
“A finalidade desse movimento apartidário é de que, com esse trabalho em conjunto de todas as unidades da federação, venhamos a constituir uma bancada da Medicina na Câmara Federal, de onde emanem as leis, e assim tenhamos uma representatividade numérica suficiente para debater, vetar ou aprovar decisões legislativas que atingem diretamente a classe médica e se refletem na população”. O esclarecimento é feito pelo Prof. Luiz Carlos Sobania, membro nato do Conselho de Medicina e um dos fundadores do Instituto Brasil de Medicina. Ele destaca que o movimento já firmou posição de apoio político a outros três postulantes à Câmara Federal: o médico Luciano Ducci, que busca a reeleição, e os atuais deputados estaduais Ney Leprevost e Pedro Lupion. Os três já tinham firmado seus compromissos anteriormente.
Na leitura do conjunto de itens presentes na pauta de reivindicações das entidades médicas, chamou a atenção do postulante ao Senado Federal a preocupação expressa com a abertura de cursos médicos, a falta de controle da qualidade do aparelho formador e do profissional que chega ao mercado e as distorções existentes nos programas de residência. “Este compromisso com a qualidade do ensino médico eu assumo com muita tranquilidade e determinação”, referiu-se Oriovisto Guimarães, que enquanto diretor e reitor da Universidade Positivo foi responsável pela implantação do curso de medicina, hoje entre os mais conceituados entre as instituições privadas do país.
Agora afastado do grupo empresarial que criou, o economista nascido em Batatais (SP) diz que resolveu ingressar na política comprometido exclusivamente com os interesses relevantes da sociedade. Assim, diz, reservou à campanha recursos próprios de que podia dispor e que o isenta de qualquer questionamento pelo apoio e financiamento, eleito ou não. “Jamais usarei a política como profissão, asseverou. Com as coligações feitas (“Paraná Inovador”), o Professor Oriovisto, que leva o número 191 na campanha, passa a ter o maior tempo disponível no horário gratuito entre os candidatos ao Senado. Este fato, avalia, possibilita-lhe, enquanto estreante da política, expor ao eleitor as suas propostas e sua disposição de trabalho no Congresso Nacional.
O presidente da AMP, Nerlan de Carvalho, destacou que o Professor Oriovisto é uma referência no mundo empresarial e um profissional de valor no estado do Paraná. “Eu acredito que o professor tem muito a somar e a contribuir no Senado, considerando a atual conjuntura deste país, momento em que buscamos pessoas éticas e de respeito para atuar em prol da nação”. Por sua vez, o presidente do CRM-PR, Wilmar Mendonça Guimarães, disse que atualmente a classe médica está encarando com grande seriedade a sua participação no processo político. “Penso que o Professor Oriovisto fará a diferença no Senado e certamente tem o nosso apoio”. Representando a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia do Paraná, o Prof. Luiz Carlos Sobania ressaltou que é preciso investir nas pessoas que têm compromisso com a saúde brasileira.
“Para nós, as candidaturas a deputado federal e ao Senado são as principais nas eleições 2018, porque se tivermos um Congresso ativo, ele controla o governo. E, em nosso Estado, o professor Oriovisto é o candidato do momento e da renovação verdadeira. Temos certeza que com ele estaremos bem representados no Congresso Nacional”, concluiu. Durante a celebração do termo de compromisso, outros dirigentes se manifestaram, enquanto representantes das Sociedades de Especialidade e da Associação Médica do Paraná, como Gilberto Pascolat, José Fernando de Macedo e Jurandir Marcondes Ribas Filho.
COMPROMISSOS DE CANDIDATOS
Confira as principais reivindicações que foram apresentadas aos candidatos e com as quais concordaram documentalmente defender, se eleitos: