14/01/2010

Classe médica enlutada pela perda de Zilda Arns

O velório está sendo realizado no Palácio das Araucárias e a visitação é aberta ao público. O enterro está programado para amanhã, no Cemitério da Água Verde.
Crédito: Gazeta do Povo




O Conselho Regional de Medicina do Paraná manifesta a posição de profundo pesar da classe médica pela morte da colega pediatra e sanitarista Dra. Zilda Arns Neumann, exemplo ímpar de conduta profissional ética e de humanismo.
Em tempos de escassez de respeito ao próximo, uma perda irreparável. Contudo, ficam presentes as suas lições de esperança, amor e solidariedade, capazes de referenciar condutas de profissionais de saúde e da sociedade de modo geral. A fundadora e coordenadora internacional da Pastoral da Criança faleceu no forte href=" http://portal.rpc.com.br/gazetadopovo/terremotonohaiti/conteudo.phtml?tl=1&id=962950&tit=Militares-relatam-corpos-na-rua-e-saques-apos-terremoto"target="_blank">terremoto que abalou o Haiti na última terça-feira (12).

O corpo de Zilda Arns chegou ao Palácio das Araucárias, local onde está sendo velado, por volta das 10h50. O velório é aberto ao público e segue até o início da tarde deste sábado (16). Duas missas serão celebradas em homenagem a médica. A primeira, na tarde desta sexta-feira, é reservada aos familiares e será celebrada pelo cardeal e arcebispo primaz do Brasil, Dom Geraldo Majela Agnello. A segunda está programada para amanhã, às 14 horas. O culto será exibido em telões na Praça Nossa Senhora de Salete - situada nas proximidades do Palácio das Araucárias - para que a população também possa acompanhá-lo. O enterro ocorre no Cemitério da Água Verde.

No ano passado, Zilda Arns foi homenageada pelo CRMPR com a premiação Diploma de Mérito Ético-Profissional e Estatueta da Medicina, por ter completado 50 anos de formada com atenção aos princípios hipocráticos, mas não pôde comparecer à solenidade, tendo a honraria sido entregue ao seu filho, Nelson. A fundadora da Pastoral da Criança já havia sido reverenciada anteriormente pelo Conselho, em 2000, que lhe outorgou a "Medalha de Lucas - Tributo ao Mérito Ético", a mais elevada comenda dirigida a médicos que se destacaram em causas sociais e humanitárias.

Zilda Arns viajou para o Haiti no domingo (10) e realizaria uma palestra às 10h de quarta-feira (13) na Conferência Nacional dos Religiosos do Caribe. Na quinta-feira (14), teria um encontro com representantes de ONGs e, no dia seguinte, com o arcebispo de Porto Príncipe. O retorno estava marcado para sábado (16).

href=" http://portal.rpc.com.br/gazetadopovo/terremotonohaiti/conteudo.phtml?tl=1&id=963442&tit=Leia-a-integra-do-discurso-de-Zilda-Arns-no-Haiti" target="_blank">Clique aqui e leia a íntegra do discurso de Zilda Arns no Haiti.


Zilda Arns

Nascida em Santa Catarina, mas residindo em Curitiba desde a infância, Zilda Arns Neumann tinha 75 anos, era médica pediatra e sanitarista, fundadora e coordenadora internacional da Pastoral da Criança e fundadora e coordenadora nacional da Pastoral da Pessoa Idosa. Zilda dedicou-se sempre ao trabalho voluntário, que lhe valeu inúmeras homenagens e prêmios. Era representante da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), do Conselho Nacional de Saúde e membro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES). Atualmente, dividia seu tempo entre os compromissos das pastorais, a CNBB e CDES.

Saiba mais sobre Zilda Arns clicando href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Zilda_Arns" target="_blank">aqui.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios