13/09/2013

Chapa 1 é eleita para o CRM-PR com 63,4% dos votos válidos

Apuração terminou na tarde desta sexta-feira. Posse dos novos conselheiros será em 1º de outubro

clique para ampliar>clique para ampliarApuração ocorreu nos dias 12 e 13 de setembro. (Foto: CRM-PR)

A comissão eleitoral anunciou às 15h30 desta sexta-feira, 13, o resultado do pleito para composição do quadro de conselheiros para a gestão 2013/2018 do Conselho Regional de Medicina do Paraná. A chapa 1, situacionista e denominada “18 de Outubro” foi a vencedora com 63,42% dos votos válidos (8.110). A chapa 2, “Dignidade Médica”, recebeu 4.678 votos (36,58%). O total de médicos votantes chegou a 14.407 de um universo de 20.506, sendo 13.337 considerados válidos. Os votos brancos e nulos somaram 549. A posse dos novos conselheiros vai ocorrer no dia 1º de outubro, quando será eleita a diretoria para os primeiros 20 meses do mandato.

A eleição do CRM-PR foi realizada na modalidade mista. Em Curitiba, 7.353 votos foram validados, coletados presencialmente nos dias 5, 6 e 7 de agosto. Médicos da região metropolitana, interior do Paraná e demais estados votaram pelo meio postal entre os dias 21 de agosto e 4 de setembro (prazo final para postagem nos Correios). Dos votos apurados, 7.054 foram considerados válidos.

O escrutínio começou às 8h de quinta-feira, 12, sendo interrompido às 18h, após a totalização dos votos presenciais e abertura das primeiras urnas coletadas pelo meio postal. O processo de apuração foi retomado às 8h desta sexta, seguindo até o meio da tarde em clima de absoluta normalidade, acompanhado por representantes e advogados das duas chapas. As juntas apuradoras foram formadas por funcionários do Conselho e médicos e estudantes de Medicina que se habilitaram como mesários. As atas de todo o processo devem ser encaminhadas na próxima semana para o Conselho Federal de Medicina, que terá a incumbência de analisá-las para referendar o resultado.

clique para ampliar>clique para ampliarÀs 15h30 foram lidas as atas e anunciado o resultado oficial. (Foto: CRM-PR)

Representante da chapa 1, o atual vice-presidente do CRM-PR Maurício Marcondes Ribas agradeceu o prestigiamento da classe, traduzido pela confiança em número de votos de apoio, entendendo ser o reconhecimento pelo trabalho realizado. Ele exaltou o clima de tranquilidade ao desfecho do pleito e que há agora grandes desafios à espera do novo grupo de trabalho, que terá 21 conselheiros iniciantes, sem contar os dois que ainda serão indicados pela Associação Médica do Paraná. Maurício Marcondes Ribas diz uma das prioridades da gestão será estreitar ainda mais a relação do CRM com o médico, o que vai exigir uma ação ainda mais intensa no interior, papel ao qual as delegacias darão grande contribuição.

Romualdo Gama, representante da chapa 2, destacou que o processo foi democrático, transparente, e que isso só vem engrandecer a classe. Terminado o pleito, diz, a agora é agregar forças em prol das causas comuns pela valorização do médico e da Medicina. Ele agradeceu a todos os participantes do processo eleitoral, em especial os que emprestaram apoio às propostas apresentadas pela chapa “Dignidade Médica”. Romualdo Gama insistiu que “todos precisam ver o Conselho como a casa do médico” e que seu grupo está à disposição para cooperar, inclusive na viabilização de ações apresentadas na plataforma de campanha.

QUEM NÃO VOTOU

Quem não votou no pleito do CRM-PR deve fazer a justificativa até 4 de novembro, sob pena de multa administrativa. 

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios