11/03/2020

Certificação do programa Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa alcança 58 municípios paranaenses

Solenidade de entrega ocorreu no Palácio das Araucárias e foi conduzida pelo secretário de Justiça, Ney Leprevost; CRM-PR foi representado por seu presidente

Em cerimônia no Palácio das Araucárias, o secretário da Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost, certificou nesta terça-feira (10) os 58 municípios paranaenses inscritos no programa Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa (Ebapi). “É um reconhecimento pelo trabalho realizado visando maior qualidade de vida aos idosos, promovendo o envelhecimento saudável e ativo desta faixa da população paranaense”, disse Leprevost, lembrando que a política de atenção à pessoa idosa é uma das prioridades do governo Ratinho Junior.

clique para ampliarclique para ampliarComposição da mesa diretora, tendo a fala do secretário de Justiça. (Foto: Divulgação)

A secretária nacional de Promoção do Desenvolvimento Humano, Ely Harasawa, disse que o Paraná é destaque na adesão ao programa Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa (EBAPI). “O país vive um processo acelerado de envelhecimento, por isso precisamos de iniciativas para melhorar a convivência de pessoas com mais de 60 anos e evitar seu isolamento”, afirmou.

O Brasil tem hoje 29,6 milhões de idosos, sendo que destes, seis milhões estão inscritos no Cadastro Único. Ao aderir à estratégia, Estado e municípios assumem o compromisso de garantir o direito dos idosos e de desenvolver ações voltadas a essa população.

A Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa é desenvolvida pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) em parceria com os ministérios da Saúde e dos Direitos Humanos, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e da Organização Mundial da Saúde (OMS). “Muitos municípios já possuem ações voltadas para as pessoas idosas na área da saúde e da assistência social. A ideia é que possamos avançar também nas áreas da acessibilidade, participação social e dos direitos humanos”, explicou Ney Leprevost.

O chefe do Departamento da Política da Pessoa Idosa, Fernando Castellano, destacou o apoio do Governo do Estado na sensibilização, mobilização e capacitação dos municípios.

Municípios certificados

Receberam certificação os municípios de Altamira do Paraná, Ampére, Apucarana, Boa Esperança, Boa Esperança do Iguaçu, Bom Sucesso, Canta Galo, Capanema, Clevelândia, Contenda, Corumbataí do Sul, Faxinal, Fênix, Fernandes Pinheiro, Flórida, Goioerê, Goioxim, Guarapuava, Imbaú, Imbituva, Ipiranga, Itambaracá, Laranjal, Manfrinópolis, Mangueirinha, Marilândia do Sul, Maringá, Mariópolis, Marumbi, Munhoz de Melo, Nova América da Colina, Nova Esperança, Nova Londrina, Nova Santa Bárbara, Palmital, Paranacity, Paulo Frontin, Pérola, Pérola do Oeste, Pinhão, Pitanga, Pranchita, Prudentópolis e Quatro Barras.

E mais, Rancho Alegre do Oeste, Ribeirão do Pinhal, Rio Azul, Rio Bonito do Iguaçu, Rondon, Salgado Filho, Santa Fé, Santa Isabel do Oeste, São João,  São João do Ivaí, Teixeira Soares, Terra Rica, Terra Roxa e Verê.

Participaram do evento também o deputado estadual Subtenente Ewerton; a reitora da UniBrasil, Lilian Ferrari; o presidente do Conselho Regional de Medicina do Paraná, Roberto Issamu Yosida; o governador do Rotary Distrito 4730, Jorge Franco; e o diretor do Hospital de Olhos do Paraná, Hamilton Moreira.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios