31/03/2016
Evento foi realizado na manhã desta quinta, com entrega das carteiras profissionais aos recém-formados
Na manhã desta quinta-feira (31), o Conselho Regional de Medicina do Paraná realizou a tradicional cerimônia de entrega de carteiras profissionais aos médicos recém-formados. Ao todo, 179 novos profissionais receberam a documentação, a sua maioria formandos da UFPR, Pontifícia Católica, Evangélica e Positivo, todas de Curitiba.
A solenidade ocorreu a partir das 8h e teve lugar no auditório Conselheira Raquele Rotta Burkiewivz, na Sede do Conselho, em Curitiba. Conduziu a sessão o presidente do CRM-PR, Luiz Ernesto Pujol, compondo ainda a mesa e fazendo a saudação aos novos médicos o vice-presidente do Conselho, Wilmar Gonçalves Guimarães; o presidente da Academia Paranaense de Medicina, Aristides Athayde Neto; e o 1.º vice-presidente da Associação Médica do Paraná, Nerlan Tadeu Gonçalves de Carvalho.
Entre os profissionais que se iniciam na atividade está o Dr. Eddio Pedro Leveck Guimarães, um dos filhos do vice-presidente do CRM-PR e o segundo a se graduar em Medicina. Ele concluiu o curso na PUCPR, a exemplo da Dra. Alessandra Bernardi, natural de Palotina (PR) e que em 2012, já na fase acadêmica, foi coroada Miss Paraná 2012. Ela renunciou à continuidade da carreira de modelo para se dedicar à Medicina, o sonho alimentado desde a infância e que a fez ser aprovada no vestibular em cinco escolas médicas em 2010, optando pela Católica. Iniciando especialização em Dermatologia, ela é casada com o cirurgião plástico Sérgio Câmara Lopes Júnior.
Durante a solenidade, o presidente Luiz Ernesto Pujol fez apresentação sobre as funções do Conselho de Medicina, chamando a atenção de que a Medicina brasileira deve continuar avançando lado a lado com a justiça e a ética, com o que o fiel cumprimento do Código de Ética Médica é conduto de uma carreira profissional harmoniosa com a sociedade. Assim, reafirmou o capítulo inaugural desse código de comportamento, que assinala ser a Medicina "uma profissão a serviço da saúde do ser humano e da coletividade e deve ser exercida sem discriminação de nenhuma natureza". O dirigente também conclamou os jovens médicos a "assumir a responsabilidade de se tornar um espelho de correto comportamento junto à sociedade, incentivando-a ao rumo da reconquista de uma vida mais sadia e feliz". Clique aqui para conferir a fala do presidente.