16/01/2012

Candidata do MS conquista duas vagas de medicina na UEM

Brenda Souza de Oliveira Reis obteve maior pontuação no Vestibular de Verão e passou também no PAS. Ela vai abrir mão da vaga no PAS para que uma colega que é a primeira colocada na lista de segunda chamada seja aprovada



Brenda Souza de Oliveira Reis, 16 anos, obteve a maior pontuação no Vestibular de Verão 2011 da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Ela, que é de Campo Grande (MS), totalizou 551 pontos na disputa por uma vaga em medicina. O curioso é que ela também passou para medicina pelo Processo de Avaliação Seriada (PAS), outro concurso para ingresso na graduação na UEM.


A dona da maior pontuação do vestibular tradicional não é a única que passou nos dois concursos da UEM simultaneamente. De acordo com a Comissão do Vestibular Unificado (CVU), outros 118 candidatos foram aprovados no Vestibular de Verão 2011 e no PAS. No curso de medicina, Brenda é o único caso.


Brenda já decidiu que vai abrir mão da vaga no PAS, para proporcionar alegria para uma colega de ensino médio que é a primeira na lista de segunda chamada do concurso - a colega ficou em nono lugar, mas apenas oito foram aprovados na primeira chamada. Essa colega tem uma irmã gêmea que também foi aprovada para medicina no PAS da UEM. No PAS, ela ficou em sétimo lugar, enquanto Brenda, em quinto.


Brenda veio para Maringá seis vezes em busca do sonho de passar no vestibular. Três delas foram para realizar as etapas do PAS, uma tentativa foi como treineiro no Vestibular de Verão 2010 e as outras duas competindo para valer nos vestibulares tradicionais - um deles foi o Vestibular de Inverno 2011 e o outro, o Vestibular de Verão 2011, no qual obteve a maior pontuação.


Segundo ela, o diferencial para a aprovação em dose dupla foi o foco. "Você tem de focar no que quer e ir até o fim. Podia ter desistido quando não passei no Vestibular de Inverno 2011, mas sempre quis Maringá e, por isso, insisti", conta.


Além do foco, Brenda teve como aliado uma intensa rotina de estudos. Além das aulas em uma instituição de ensino integral, ela estudava cerca de oito horas por dia em casa, geralmente das 18 horas às 2 horas.


Brenda já decidiu que vai estudar na UEM. Ela passou em uma faculdade particular do Mato Grosso do Sul, e ainda vai receber o resultado do concurso da Universidade Federal do Mato Grosso Sul (UFMS).


"Conheci a UEM no início do ensino médio por duas meninas da minha escola que foram aprovadas. Então, fizeram um outdoor no colégio. Fui me apaixonando pela cidade desde então."


Brenda deseja ser pediatra e desde a 5ª série do ensino fundamental pensava em ser médica.



Fonte: href="http://www.gazetadopovo.com.br/vida-universidade/vestibular/conteudo.phtml?id=1212499" target="_blank">Gazeta do Povo

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios