Neste ano, o tema escolhido para reforçar o assunto e sensibilizar a sociedade a respeito da causa é: “No trânsito, escolha
a vida”
A "Campanha Maio Amarelo 2023" nesta edição
visa destacar o poder de cada cidadão no cuidado com as pessoas no trânsito. Com o tema “No trânsito,
escolha a vida”, os organizadores do movimento pretendem conscientizar motoristas e pedestres de que não colocar
outras pessoas em risco é também uma maneira de salvar vidas e evitar acidentes e lesões nas estradas
e ruas brasileiras.
Com mais de quinze anos de mobilização mundial,
o Maio Amarelo chega à sua décima edição no Brasil. No Paraná, a campanha foi oficialmente
instituída por proposição do deputado Hussein Bakri (PSD) com a Lei Estadual nº 18.624, de 20 de
novembro de 2015. Desde então, órgãos públicos e instituições da sociedade civil
organizada promovem anualmente, ao longo do mês de maio, inúmeras atividades de conscientização
por um trânsito mais seguro em todo o estado.
O autor da lei declarou que "as estatísticas
mostram que 90% das mortes no trânsito são provocadas por falhas humanas. Portanto, há um campo e uma
necessidade enormes de que todos nós sejamos mais atentos e prudentes ao volante. Esse é o objetivo do 'Maio
Amarelo', que criamos em 2015 para conscientizar os motoristas paranaenses. Se uma vida for salva graças à campanha,
já terá valido à pena."
Estatísticas
A importância da realização de ações
de educação no trânsito se torna cada vez mais importante uma vez que, mesmo com a Campanha Maio Amarelo
mostrando dados em redução nestes 10 anos, as estatísticas ainda são preocupantes. De acordo com
o Registro Nacional de Acidentes e Estatísticas de Trânsito do Ministério da Infraestrutura (Renaest),
em 2022, no Paraná, foram 89.957 acidentes envolvendo 140.966 veículos, contabilizando o índice de 10,043
óbitos para cada 100 mil habitantes.
O deputado Goura (PDT) afirmou que "o 'Maio Amarelo'
é um mês de conscientização, educação e boas práticas, que visa essencialmente
a meta de morte zero no trânsito. Tanto nas rodovias, como no meio urbano, nós temos que criar condições
de segurança para pedestres, ciclistas, pessoas com deficiência e aqui, a gente está falando de sinalização,
de redução de velocidade, melhoria de estrutura para pedestres e ciclistas, acessibilidade, redução
da velocidade viária no entorno das escolas ou em locais de grande fluxo de pedestres".
Ele lembra, ainda, que a Assembleia Legislativa aprovou
recentemente a Lei Enzo, em homenagem a um jovem ciclista de 15 anos de idade que foi atingido por um condutor do transporte
coletivo enquanto pedalava indo para escola. "Por isso o 'Maio Amarelo' nos faz lembrar a máxima já prevista
no Código de Trânsito, que o maior cuida do menor, isto é, no trânsito aquele que tem um potencial
maior de impacto sobre outro deve ser extremamente mais cuidadoso. O motorista deve cuidar do ciclista, o ciclista deve cuidar
do pedestre e todos fazendo a sua parte. Que este mês seja um mês mudanças em hábitos e fortalecimento
de políticas públicas tão essenciais para a gente salvar vidas no trânsito”, conclui o deputado
Goura.
A campanha
No Brasil, o organizador da Campanha Maio Amarelo é
o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) que procura desenvolver uma ação coordenada
entre o Poder Público e a sociedade civil para colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda
a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações,
federações e sociedade civil organizada e assim, efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações
e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.
A campanha conta com o apoio do Confederação
Nacional dos Transportes (CNT), Serviço Social do Transporte (SEST), Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte
(SENAT), Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), Sistema Nacional de Trânsito (SNT), Secretaria de Mobilidade
Urbana do Ministério das Cidades, além de parceiros institucionais e poder público em todos os estados
da Federação.
Segundo o Departamento de Informática do Sistema
Único de Saúde do Brasil (DATASUS), as mortes no trânsito durante a 1° Década da Campanha pela
Segurança no Trânsito no Paraná, reduziram. Em 2012, o estado contabilizou 3.629 óbitos enquanto
em 2021 número caiu para 2.662 óbitos.
O diretor-presidente do Detran-PR, Adriano Furtado,
salientou que "com o Movimento Maio Amarelo, queremos sensibilizar a sociedade, sobre a responsabilidade de todos no conjunto
que envolve o trânsito. Não nos dirigimos apenas aos condutores, mas aos pedestres, ciclistas, passageiros de
ônibus, para que este esforço ganhe uma escala ainda maior. Queremos que a população se enxergue
no direito de ter um trânsito seguro, e nesta condição ela seja colaborativa, fazendo a sua parte, mudando
seus hábitos e costumes, para que tenhamos um trânsito mais seguro e a redução de mortes".
Fonte: ALEP