11/09/2015
Too Young To Drink, ou Novo Demais Para Beber, foi o slogan escolhido
Com a campanha Too Young to drink (“Novo Demais para Beber”), a Aliança Europeia FASD alerta sobre os perigos do álcool durante a gestação em data alusiva. A data escolhida foi 09 de setembro, “Dia Internacional de Alerta para os Transtornos do Espectro Alcoólico Fetal (TEAF). O termo, que vem da expressão inglesa “Fetal Alcohol Spectrum Disorders” (FASD), é usado para descrever os problemas físicos e mentais que as crianças podem ter quando são expostos ao álcool no período pré-natal.
O Dr. Rui Pilotto, médico geneticista e professor da disciplina de Genética Médica do curso de Medicina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), abraçou a campanha com o objetivo de alertar aos profissionais da área de saúde e a comunidade leiga sobre os prejuízos do uso da bebida alcoólica durante o período gestacional. Foi realizada uma ação de conscientização no Complexo Hospital de Clínicas (CHC), conjuntamente com acadêmicos e o corpo diretivo do Hospital.
"O mais importante desse processo de conscientização é que a síndrome do álcool fetal pode ser evitada, desde que possamos levar em termos de educação da população o não uso da bebida alcoólica durante o período gestacional", frisou Rui Pilotto.
Os transtornos mentais associados podem variar de distúrbios de aprendizagem e retardo mental a distúrbios comportamentais e transtornos psiquiátricos, segundo a organização não-governamental Eufasd que salientou que “na Europa, estima-se, que nasçam entre 2% e 4% de crianças com FASD”.
“Nas escolas especiais, podemos encontrar várias crianças com deficiência intelectual devido à síndrome do álcool fetal, que é justamente a causa do uso do álcool pelas gestantes” alertou Pilotto.
EUFASD e a Campanha
A Aliança Europeia FASD foi fundada em fevereiro de 2011 para atender a necessidade crescente de profissionais europeus e ONGs preocupadas com FASD para compartilhar ideias e trabalhar juntos. É uma organização internacional sem fins lucrativos registrada na Suécia. A Eufasd está realizando, também, uma campanha via rede social. Para participar, basta fazer uma imagem sozinho ou com amigos, no hospital, ou outros lugares, com a frase "TOO YOUNG TO DRINK" ou, em português, "MUITO JOVEM PARA BEBER!" e enviar pelo Facebook para: https://www.facebook.com/tooyoungtodrink. Mostre que sua cidade, sua região ou seu estado, está alerta para os problemas causados pelo consumo de álcool durante a gravidez. Saiba mais: www.eufasd.org
Fonte: Hospital de Clínicas da UFPR