27/03/2017
Representantes do Conselho se reuniram com os responsáveis pela instituição na manhã desta segunda (27)
O Conselho Regional de Medicina oficializou na manhã desta segunda-feira, 27 de março, a suspensão do indicativo de interdição ética do Hospital de Clínicas da UFPR. As UTIs Pediátrica, Neonatal e Cardíaca estavam sob indicativo desde junho de 2016, quando foi estipulado prazo de 120 dias para resolução dos problemas apontados. Após nova vistoria, tendo em vista o cumprimento parcial das falhas, em outubro a plenária do CRM-PR optou por prorrogar por mais 60 dias o prazo. Na ocasião, a demora na contratação de corpo de enfermagem ainda era o maior problema da instituição e o Ministério Público Federal foi acionado para auxiliar nas providências contra a omissão da Ebserh. No início de dezembro, 190 profissionais da saúde que passaram em concurso público (em 2015) começam a trabalhar no Complexo Hospital de Clínicas de Curitiba.
“A retirada do indicativo significa o reconhecimento pelo Conselho do esforço empreendido pela gestão anterior em equacionar os muitos problemas e também em confiança à nova diretoria”, explica o presidente do CRM-PR, Dr. Wilmar Mendonça Guimarães. Os avisos expondo a situação do hospital estavam distribuídos em 14 locais do HC e também foram retirados durante a visita.
A atual superintendente do Complexo HC, Dra. Claudete Reggiani, falou da importância do Hospital de Clínicas para a população e também na formação de profissionais, por ser o principal hospital-escola do Estado. Muitos dos médicos formados pela UFPR continuam na instituição participando dos cursos de especialização e também como professores. Hoje são 190 médicos formados por ano. Os leitos de UTI são 22, com possibilidade de chegar a 26 e meta de se atingir 30. O hospital ainda tem pelo menos 200 leitos fechados e estão em curso novas negociações com a Prefeitura Municipal para aproveitá-los em benefício da população.