04/02/2022
A insegurança hoje reinante nos serviços públicos de saúde é uma das preocupações da classe, considerando as denúncias de ameaças e agressões. Parlamentar exibiu propostas e seus planos políticos
O Conselho Regional de Medicina do Paraná recebeu na última quarta-feira (2) a visita do vereador Professor Euler (PSD), integrante da Câmara Municipal de Curitiba. A reunião, que já teve precedente na legislatura anterior, foi uma oportunidade para o parlamentar apresentar suas propostas e projetos políticos futuros, bem como para ouvir dificuldades enfrentadas pelos médicos no exercício de suas atividades na Capital paranaense.
Um dos temas abordados foi a segurança dos profissionais nas Unidades Básicas de Saúde e nas Unidades de Pronto Atendimento, em especial no atual momento de grande fluxo de pessoas em busca de atendimento e que tem gerado denúncias de ameaças e agressões de toda ordem contra médicos e demais profissionais de saúde. Também as questões de telemedicina nas farmácias e de terceirização e precarização do trabalho médico mereceram especial atenção no encontro.
O vereador Professor Euler discorreu sobre iniciativas no âmbito do legislativo municipal que preservem a segurança e as condições de trabalho do médico, tendo ainda apresentado sua ideia de propor, na esfera federal, projeto de lei que venha permitir que profissionais autônomos deduzam de suas declarações de Imposto de Renda o valor correspondente à anuidade que é paga aos Conselhos. De acordo com ele, isso viria desonerar o profissional e ainda reduzir a inadimplência do tributo e execução de cobrança por força legal. Considerando a disposição do vereador em concorrer a uma cadeira na Câmara Federal, o CRM-PR assumiu o compromisso de repassar o conjunto de demandas que vem sendo pleiteadas pelos médicos brasileiros.
Participaram da reunião com o parlamentar curitibano o presidente do CRM-PR, Roberto Issamu Yosida; o vice-presidente, Wilmar Mendonça Guimarães; o secretário-geral Luiz Ernesto Pujol; o tesoureiro Fábio Luiz Ouriques; e o 1º gestor do Departamento de Fiscalização do Exercício Profissional (Defep), Donizetti Dimer Giamberardino Filho, também 1º vice-presidente do Conselho Federal de Medicina e que acompanhou via webconferência.
Na oportunidade, o presidente Roberto Yosida acentuou
os esforços que o Conselho vem fazendo para aumentar a segurança dos profissionais de saúde em seus locais
de trabalho. Ele destacou que já na próxima segunda-feira (7) está agendada mais uma reunião da
Comissão de Prevenção à Violência contra Médicos, quando devem ser debatidas ações
imediatas a serem implementadas por força de episódios recentes, que vêm afligindo os médicos de
linha de frente e, como consequência, comprometendo a assistência à população.