25/10/2024

CRM-PR realiza fiscalizações em clínicas de estética em Imbituva e Prudentópolis

Ações em conjunto com a Vigilância Sanitária e apoio da Polícia Civil ocorreram nesta semana. Três estabelecimentos foram interditados

clique para ampliarclique para ampliarFiscalizações tiveram como foco clínicas de estéticas nas cidades de Imbituva e Prudentópolis (Foto: CRM-PR)
O Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR), através do Departamento de Fiscalização do Exercício Profissional (Defep), em parceria com a Vigilância Sanitária (VISA) e apoio da Polícia Civil (PC), realizou ações em defesa do ato médico. Nesta semana as atividades foram nas cidades de Prudentópolis na segunda-feira (21) e em Imbituva na quarta e quinta-feira (23 e 24).

As ações identificaram irregularidades como exercício ilegal da profissão, ausência de licença sanitária, condições impróprias para atendimento, utilização de medicamentos sem a devida prescrição e descarte irregular de lixo contaminado.

Como resultado, nas fiscalizações em clínicas de estética na cidade de Imbituva, foram autuadas duas profissionais que atuavam além de suas competências ou que não possuíam qualificação necessária. Também foram interditados três estabelecimentos, com abertura de processo administrativo sanitário pela Vigilância local. 

Entre os procedimentos invasivos identificados nas fiscalizações estavam procedimentos como a retirada de nevos com anestesia local, aplicação de toxina botulínica, preenchimento com ácido hialurônico e aplicação com canetas pressurizadas.

Em Prudentópolis, outra clínica de estética foi fiscalizada. Na ação, foi identificado que a profissional que realizava procedimentos invasivos era estudante de Biomedicina e bióloga esteta, sendo notificada pela autoridade sanitária.

"Todas essas ações visam combater o exercício ilegal da Medicina, um dos principais focos da gestão 2023-2028, e consequentemente, promover a saúde e a segurança da população", reforça o presidente da autarquia, Romualdo José Ribeiro Gama.

Para receber denúncias o Conselho possui uma Comissão de Defesa do Ato Médico.

Conheça os canais de atendimento:
E-mail: defesadoatomedico@crmpr.org.br
Telefone/WhatsApp: (41) 98405-8373
Instagram: @defesadoatomedicocrmpr

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios