19/06/2015
Funcionários participaram do curso in company, que totalizou 27 horas de treinamento
Buscando aprimorar os serviços oferecidos aos médicos e a sociedade, nas últimas duas semanas 21 funcionários do CRM-PR participaram de uma intensa capacitação in company sobre o tema licitações, totalizando 27 horas de treinamento.
A iniciativa de realizar o curso partiu do Departamento de Recursos Humanos, que vem organizando projetos nessa área. Com a implementação do planejamento estratégico, que está sendo desenvolvido desde o ano passado, foi possível iniciar a implementação de ações de treinamento.
"O Conselho está concentrando esforços para que haja uma constante atualização dos funcionários, o que impacta diretamente nos serviços oferecidos. Queremos servir cada vez melhor a sociedade e aos médicos", afirmou o presidente do CRM-PR, Luiz Ernesto Pujol.
"Os maiores benefícios da capacitação são o aprendizado e a atualização para quem já trabalha com os temas tratados e o conhecimento inicial para os demais participantes. Com o conhecimento adquirido é possível ao CRM-PR adequar situações que ocorrem no dia a dia e que podem entrar em conflito com a legislação. Ainda, o fato de ser in company é uma grande vantagem, pois além de ser focado na necessidade do CRM-PR, todos recebem a mesma informação, possibilitando o desenvolvimento do trabalho de forma alinhada", afirmou a gerente do Departamento de RH, Cristina Kokott.
O palestrante foi o advogado Luciano Elias Reis, presidente da Comissão de Gestão Pública e Controle da Administração da OAB-PR e autor dos livros "Convênio Administrativo: instrumento jurídico eficiente para o fomento e desenvolvimento do Estado" (Editora Juruá, 2013) e "Licitações e Contratos: Um Guia da Jurisprudência" (Editora Negócios Públicos, 2013). Ele também é professor em graduação e pós-graduação na área de direito administrativo, mestre em direito econômico e especialista em direito administrativo e processo civil.
"Parabenizo o CRM-PR pela preocupação na qualificação de seus agentes públicos. Isso é profissionalização do serviço público e se queremos mudar a cara da administração pública precisamos qualificar os agentes, dando condições de trabalho no dia a dia. Fico muito feliz, inclusive como cidadão", afirmou Luciano Reis.
O curso abordou todas as etapas do processo, desde o planejamento de compra, a elaboração da licitação e do contrato, a execução e finalização do serviço. No término, foi realizada uma simulação de pregão, que colocou em prática uma parte do conteúdo aprendido. Nessa etapa, o funcionário Sérgio Golombe fez o papel do pregoeiro. "Foi uma experiência bastante satisfatória, pois o papel de pregoeiro é muito importante no processo e demanda muita responsabilidade sobre as ações e os atos praticados", contou.
Para o controlador interno do CRM-PR, Julio Lage, o assunto foi muito importante. "Fazia tempo que não participava de uma aula assim de excelente qualidade. O tema escolhido foi de fundamental importância, pois vários funcionários do Conselho estão envolvidos direta ou indiretamente nas licitações, seja na elaboração do termo de referência ou no acompanhamento do contrato".
O assistente especializado de licitação, Bruno Michna, gostou bastante do curso. "Foi extremamente produtivo, onde situações do nosso dia a dia foram levantadas e discutidas e cada um colocou as suas experiências, obtendo o retorno da melhor forma de fazer, seguindo a ampla exigência legal que o assunto envolve", comentou.
"O canal aberto pela empresa para contato também é importante para nos ajudar na aquisição de maiores conhecimentos e em relação a implementação das ideias e melhoramentos. Ainda, faremos uma reunião com todos os participantes do curso para reunir o conhecimento adquirido, pontuando as necessidades de implementação observadas, com o objetivo de aprimoramento e atendimento à legislação vigente. Vamos debater as ideias e montar um relatório que será enviado à Diretoria do CRM-PR para referendar as providências necessárias, concluindo o efetivo aproveitamento do curso que nos foi oferecido para a melhoria do atendimento deste serviço público", afirmou a gerente do Departamento Comercial, Fernanda Drula, que é responsável pelo Setor de Compras, Setor de Contratos e Setor de Licitações.