15/07/2016
Comitiva fez nova visita à instituição na última sexta-feira (8) e a não efetivação completa das verbas públicas direcionadas à Instituição e o número de pessoal de enfermagem cronicamente aquém do necessário motivaram a prorrogação
O indicativo de interdição ética feito pelo Conselho de Medicina do Paraná ao Hospital São Rafael, de Rolândia, em dezembro de 2015, será prorrogado por mais 180 dias. A decisão foi aprovada após reunião entre os representantes do CRM-PR (Dr. Luiz Ernesto Pujol, presidente; Dr. Carlos Roberto Goytacaz Rocha, gestor do Departamento de Fiscalização; Martim Palma, advogado do CRM-PR; e Paulo Aranda, médico fiscal do CRM-PR) e os interventores que atualmente administram o Hospital e, membros representantes do Corpo Clínico.
No prazo anteriormente concedido para correções, verificou-se o cumprimento da maioria das exigências, principalmente com a iniciativa do Corpo Clínico em abrir mão de seus honorários de atendimentos do SUS a favor do hospital, até que os administradores consigam o equilíbrio financeiro perseguido por todos os envolvidos no trabalho à comunidade que do Hospital São Rafael se serve.
A não efetivação completa das verbas públicas direcionadas à Instituição
e, o número de pessoal de enfermagem que cronicamente se mantém aquém do necessário, motivaram
a prorrogação de prazo na validade do Indicativo de Interdição Ética.
UTI
A UTI foi desativada logo após o primeiro ato de Indicativo de Interdição Ética frente à indisponibilidade de recursos econômicos para manutenção de insumos, materiais e honorários dos intensivistas. Os doentes que necessitam de atendimento intensivo (UTI) estão sendo direcionados a hospitais de Londrina.