24/06/2024

CRM-PR promove reunião para orientar os responsáveis técnicos das operadoras de saúde

Entre as principais orientações repassadas estão a necessidade de identificação do responsável técnico nas glosas e a revisão dos horários de atendimento dos médicos para evitar sobrecarga de trabalho.

clique para ampliarclique para ampliarConselheiros do CRM-PR em reunião com os responsáveis técnicos das principais operadoras de saúde (Foto: CRM-PR)
Considerando os artigos 94, 97 e 98 do Código de Ética Médica aprovado pela Resolução CFM Nº 2.217/2018, bem como os artigos 8 e 10 da Resolução CFM nº 1.614/2001, a diretoria do Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR) convocou, no dia 19 de junho, uma reunião junto aos responsáveis técnicos de quatro grandes operadoras de saúde para tratar do tema: "Discussão das responsabilidades dos responsáveis técnicos".

A convocação teve como motivo diversas denúncias realizadas pela classe médica e hospitais relacionadas a glosas e, também, devido às reclamações sobre sobrecarga de trabalho dos médicos prestadores de serviços.

A proposta do CRM-PR discutida na reunião é a de que as glosas em auditoria passem a ser assinadas por um profissional médico. Outra indicação para as empresas é que elas entrem em contato com o médico assistente e hospital informando as diferenças constatadas antes de negar o procedimento em questão, para se chegar a um acordo através do diálogo.

Ainda neste ano, o Conselho deve implantar um projeto que propõe a mediação de divergências entre o médico assistente e a operadora de saúde por um membro componente da Câmara Técnica do CRM-PR com indicação por especialidade.
 
O CRM-PR reforçou junto às empresas a importância da existência de um responsável técnico, bem como a revisão dos horários de atendimento dos médicos para que os profissionais não fiquem sobrecarregados. Foi cobrado também que o auditor possua o registro no CRM-PR na forma secundária. Um novo encontro sobre o tema será realizado no prazo de 45 dias para avaliação dos avanços conquistados pelas empresas a partir do que foi orientado.
 
Estiveram presentes no encontro pelo CRM-PR os Drs. Fernando Fabiano Castellano Junior, 1º secretário; Carlos Felipe Tapia Carreño, gestor do Departamento de Fiscalização do Exercício Profissional (DEFEP); Ricardo Benvenutti, 1º gestor Defep; Ramon Cavalcanti Ceschim, 1º corregedor; Anderson Grimminger Ramos, secretário-geral; Cynthia Carvalho Ferreira Bentes, 2ª secretária; Dr. Mauricio Natel Benetti, tesoureiro; e Eduardo Hummelgen, conselheiro.

Por parte das empresas operadoras de saúde, participaram da reunião os Drs. Alexandre Guimarães Escobar, diretor técnico da Bradesco Saúde; Cassio Miranda Barbosa, diretor técnico do Grupo Hapvida Notredame Intermédica-Sul; Nirvanisa Reis de Matos Auffinger, diretora técnica da Amil; e Rached Hajar Traya, diretor técnico da Unimed Curitiba.

CRM-PR se reúne com a Federação da UNIMED do Paraná

No mesmo dia (19), a diretoria do CRM-PR e os gestores do Departamento de Fiscalização do Exercício Profissional (DEFEP) e da Comissão de Divulgação de Assuntos Médicos (Codame), representados pelos conselheiros Eduardo Baptistella, vice-presidente; Fernando Fabiano Castellano Junior, 1º secretário; Carlos Felipe Tapia Carreño, gestor do DEFEP; Anderson Grimminger Ramos, secretário-geral; e Cynthia Carvalho Ferreira Bentes, 2ª secretária, receberam visita da diretoria e membros da Federação da UNIMED do Paraná.

A pauta em discussão foi a apresentação da tabela de honorários proposta pela cooperativa. A diretoria do CRM-PR pontuou sobre o aspecto da legalidade da tabela, a necessidade de escuta das sociedades e a demonstração de ganhos efetivos para os médicos cooperados. O posicionamento da instituição contou com a compreensão pelos representantes da Federação.
 
Estavam presentes pela Federação da UNIMED do Paraná: Alexandre Gustavo Bley, diretor administrativo e financeiro; Faustino Garcia Alferez, diretor de saúde; Lúcia Cristina Manoel de Macedo, gerente de operações e regulações em saúde; Carla Luciana da Silva Vesgerau, coordenadora de auditoria de oncologia e retrospectiva; e Mônica Cristina Garanhani, coordenadora de intercâmbio e rede prestadora.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios