29/08/2024
CRM-PR promove jornada sobre as novas regras da publicidade médica
O evento, voltado para médicos generalistas, estudantes de Medicina do sexto ano e profissionais da área de Publicidade e
Propaganda, será realizado no dia 12 de setembro às 19h30
O Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR),
por meio do Projeto de Educação Médica Continuada, irá promover no dia 12 de setembro
(quinta-feira), em parceria com a Comissão de Divulgação de Assuntos Médicos (Codame),
a "1ª Jornada CRM-PR Atualiza", que abordará o tema "Publicidade Médica: o que
mudou".
O evento, voltado para
médicos generalistas, estudantes de Medicina do sexto ano e profissionais da área de Publicidade e Propaganda,
será realizado de forma presencial, a partir das 19h30, no auditório do CRM-PR, em Curitiba (Rua Victório
Viezzer, 84, Vista Alegre). Para os participantes de outras localidades, será possível a participação
online.
A atividade visa esclarecer
sobre os principais aspectos da nova resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM) sobre publicidade e propaganda
médicas, principalmente em relação à utilização das redes sociais. A Resolução CFM nº 2.336/2023 foi publicada em 13 de setembro de 2023
e já está em vigor desde março deste ano.
Participarão da Jornada os conselheiros Andressa Costa da Cunha, coordenadora da Codame; Eloisa Amanda
Geisler e Sergio Medeiros Alves, membros da Codame; e Katiuscia da Cunha Lopes Fogaça.
Mudanças da nova Resolução
Com o intuito de orientar os médicos a fazer publicidade
de forma ética, o CRM-PR, por meio da Codame, vem realizando diversas ações abordando o assunto, como
reuniões éticas com novos profissionais e palestras em faculdades e instituições de saúde.
Além de permitir ao médico divulgar seu trabalho
nas redes sociais, a nova Resolução traz entre as mudanças autorização para divulgar, por
exemplo, os preços das consultas, campanhas promocionais, imagens dos pacientes, desde que não sejam identificados
e que tenham caráter educativo, obedecendo a critérios.
Sobre demonstrações do tipo “antes x depois”, de acordo com as novas regras,
pode ser apresentadas, desde que em conjunto com imagens contendo indicações, evoluções satisfatórias
ou insatisfatórias e possíveis complicações decorrentes da intervenção. O texto
diz ainda que, de preferência, o material deve mostrar a perspectiva de tratamento para diferentes biotipos e faixas
etárias, bem como a evolução imediata, mediata e tardia.
Outra exigência se refere à identificação do profissional. As peças
de publicidade/propaganda médica, sejam elas físicas ou virtuais, assim como a página principal do perfil
em redes sociais (pessoa física ou jurídica) ou equivalente sempre deverão conter: nome, número(s)
de registro(s) no(s) CRM(s) onde esteja exercendo a Medicina, acompanhados da palavra ‘médico(a)’; bem
como a especialidade e/ou área de atuação, quando registrada no CRM, seguida pelo número de Registro
de Qualificação de Especialidade Médica (RQE).
Serviço:
Evento: 1ª Jornada CRM-PR - Atualiza: Publicidade Médica: o que mudouData: 12/09/2024 (quinta-feira)Horário: a partir das 19h30 Formato: presencial e onlineEndereço: Rua Victório Viezzer, 84, Vista Alegre - CuritibaInformações: eventos@crmpr.org.br | (41) 3240-4045Inscrições:
https://www.even3.com.br/emc120924/