11/06/2024

CRM-PR na Mídia: Conselho do Paraná alerta sobre riscos de procedimentos feitos por não médicos

Imprensa paranaense destaca atuação do CRM-PR. De março a junho, já foram mais de cem denúncias recebidas pela autarquia, com três falsos médicos presos e três clínicas que estavam operando de forma irregular fechadas

clique para ampliarclique para ampliarReportagem desta terça-feira (11) no Bom Dia Paraná destaca atuação do CRM-PR (Foto: CRM-PR)
O Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR) concedeu nesta última semana uma série de entrevistas a emissoras de rádio, TV, jornais impressos e online a respeito dos riscos e cuidados que a população deve observar ao realizar procedimentos estéticos invasivos. Nesta terça-feira, o Bom Dia Paraná destacou a atuação do Conselho no recebimento de denúncias de invasão do ato médico (assista aqui).

De março a junho deste ano, já foram mais de cem denúncias recebidas pela autarquia pelos canais oficiais da Comissão de Defesa do Ato Médico. Os trabalhos desenvolvidos a partir das denúncias e do trabalho interno do Conselho já resultaram em três falsos médicos presos e três clínicas que estavam operando de forma irregular fechadas. Atualmente, são 15 processos de apuração e investigação em andamento.

“Nós recebemos essas denúncias, avaliamos e as levamos às autoridades policiais, Vigilância Sanitária e todas as instituições necessárias para que não haja lesão ao paciente. Este é o nosso objetivo, que as pessoas tenham segurança nos procedimentos que estão sendo feitos”, afirma o vice-presidente do CRM-PR, Eduardo Bapstistella.

clique para ampliarclique para ampliarConselheira Valéria Caroline Pereira Santos, 1ª tesoureira, concedeu entrevista ao vivo à TV Evangelizar na segunda-feira (10) (Foto: CRM-PR)
Na segunda-feira (10), a conselheira 1ª tesoureira Valéria Caroline Pereira Santos participou ao vivo do programa “A vida não para”, da TV Evangelizar, para falar sobre os riscos de se realizar procedimentos estéticos invasivos, como o peeling de fenol, com profissionais não habilitados. Assista aqui à entrevista. No mesmo dia, a Rádio BandNews FM  Curitiba entrevistou o vice-presidente do CRM-PR sobre as denúncias recebidas de invasão do ato médico (saiba mais aqui).

RIC TV, Rede Massa e TV Tarobá (Cascavel) também procuraram o CRM-PR para repercutir o assunto. E a Associação das Emissoras de Radiofusão do Paraná (AERP) destacou o trabalho da Comissão de Defesa do Ato Médico do CRM-PR, com entrevista do conselheiro gestor do Departamento de Fiscalização do Exercício Profissional (Defep), Carlos Felipe Tapia Carreño (saiba mais aqui). Na última quinta-feira (6), o conselheiro Carlos Felipe também falou ao Meio Dia Paraná sobre os cuidados que a população deve ter ao realizar procedimentos estéticos (assista aqui).

Defesa do Ato Médico

clique para ampliarclique para ampliarVice-presidente Eduardo Baptistella concedeu entrevistas a diversos veículos, como a RIC TV (Foto: CRM-PR)
O combate à invasão do ato médico é um dos principais focos da atual gestão do CRM-PR. Desde março deste ano, visando estabelecer uma nova estrutura de atendimento para o recebimento de denúncias do exercício ilegal da Medicina e encaminhamento das mesmas às autoridades e também internamente, o órgão criou a Comissão de Defesa do Ato Médico (saiba mais).

Em maio, a fiscalização de uma clínica de procedimentos estéticos em Foz do Iguaçu (PR) resultou na prisão em flagrante de uma bióloga e de um estudante de Biomedicina por exercício ilegal da Medicina (saiba mais). No mesmo período, a Justiça Federal acatou pedido do Conselho e suspendeu um curso de modulação hormonal que seria realizado em Curitiba (saiba mais). Em janeiro, a 1ª Vara da Justiça Federal de Foz do Iguaçu acatou, liminarmente, pedido do CRM-PR para a suspensão de um curso de soroterapia (saiba mais).

As denúncias de invasão do ato médico podem ser realizadas pelos seguintes canais:

E-mail: defesadoatomedico@crmpr.org.br 
Telefone/WhatsApp: (41) 9-8405 8373
Instagram: @defesadoatomedicocrmpr

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios