24/05/2016
Vigente desde 2010, o CEM passará por modificações. As sugestões começarão em grupos de trabalho nos CRMs
O CRM-PR já iniciou os trabalhos de análise e sugestões para a revisão do Código de Ética Médica, vigente desde abril de 2010 (Resolução CFM nº 1.931/2009). O documento, que é a base de todas as orientações éticas da profissão, vai passar por revisão e as primeiras análises e sugestões começam a ocorrer no âmbito dos estados, com a constituição de grupos de trabalho.
No Paraná, a Comissão Estadual de Revisão do Código já foi constituída e teve sua reunião inaugural na sexta-feira, 20 de maio. O grupo de trabalho é formado pelos conselheiros Luiz Ernesto Pujol (presidente), Maurício Marcondes Ribas (secretário-geral), Roberto Issamu Yosida (corregedor-geral), Donizetti Dimer Giamberardino Filho (2º tesoureiro e conselheiro no CFM pelo Paraná), pelos membros natos Gerson Zafalon Martins e Miguel Ibraim Abboud Hanna Sobrinho, ex-presidentes do CRM-PR, os consultores jurídicos Antonio Celso Cavalcanti, Martim Afonso Palma e Afonso Proenço Branco Filho e, também, o assessor jurídico da Associação Médica do Paraná, Carlos Alberto Moro.
Código de Ética para estudantes
O CRM-PR também está coordenando no âmbito do Estado os trabalhos do comitê de estudos para elaboração do Código de Ética dos Estudantes de Medicina, sob responsabilidade do Conselho Federal de Medicina. A primeira reunião já está agendada para o auditório do Conselho, no dia 10 de junho. Antes, porém, serão confirmados os representantes das várias instituições que auxiliarão nos estudos, como as escolas médicas, centros acadêmicos e sociedades de especialidade. Os conselheiros Cecília, Donizetti, Adonis, Maurício, Tânia Maria e Fábio farão parte do grupo, assim como os assessores jurídicos Antonio Celso e Martim Palma.