03/02/2015
Apesar das inúmeras ferramentas oferecidas tanto para anunciantes e contratantes, quanto para médicos, muitas irregularidades foram detectadas em algumas das vagas anunciadas
Em reunião realizada nesta segunda-feira, 2 de fevereiro, a Diretoria do CRM-PR decidiu encerrar as atividades do sistema de oportunidades profissionais oferecido pelo site do Conselho.
Lançado em 2013, após uma longa e detalhada reformulação, principalmente por motivos de reclamações por parte dos médicos, que se sentiam prejudicados por alguns anúncios, o sistema passou a oferecer a opção de denunciar vagas.
Falta de condições de trabalho, de equipamentos e de estrutura, não pagamento de honorários e atrasos abusivos, remuneração inadequada, informações que se mostravam distorcidas ou mesmo enganosas eram algumas das reclamações recebidas. Os anunciantes denunciados eram bloqueados no sistema enquanto a denúncia era encaminhada ao Departamento de Fiscalização para averiguação. Após análise do Defep liberava-se ou não a reativação dos anúncios da empresa denunciada.
Devido ao grande volume diário de cadastros (em um ano e nove meses foram mais de 1200 vagas anunciadas, sendo que atualmente havia 118 ativas) não havia condições de averiguação da situação cadastral e regularidade de uma a uma. O CRM-PR reitera que sempre destacou na página do serviço que a responsabilidade pela informação disponibilizada no espaço era exclusiva do anunciante e o médico poderia denunciar a vaga a qualquer tempo, caso encontrasse alguma irregularidade.
Ainda, o CRM-PR não interferia nas tratativas contratuais e relações de emprego, mas reiterava no sistema sua posição em prol da valorização do profissional médico e em defesa da adoção de honorários médicos dignos e de condições apropriadas de trabalho para o pleno exercício da Medicina.
Apesar da orientação da responsabilidade da informação, as reclamações recebidas levaram em consideração o fato de que as oportunidades denunciadas foram divulgadas no site da entidade, supondo uma chancela do Conselho. Dessa forma, a diretoria optou pela desativação do serviço.
Concursos públicos e de residência médica continuarão tendo espaço na parte de notícias do site.
Comentários ou questionamentos devem ser encaminhamos para o e-mail protocolo@crmpr.org.br