18/10/2016

CRM-PR comemora Dia do Médico e homenageia os exemplos éticos

Solenidade do Conselho exalta expoentes da Medicina que são referência em especial àqueles que se iniciam ou vão se iniciar na profissão

clique para ampliar>clique para ampliarOs homenageados receberam a honraria neste domingo, 16 de outubro. (Foto: CRM-PR)

O Conselho Regional de Medicina do Paraná realizou na manhã de domingo (16) a solenidade alusiva ao Dia do Médico, que é comemorado oficialmente neste 18 de outubro. A entrega do Diploma de Mérito Ético-Profissional aos médicos que completaram 50 anos de formados, tradição consagrada em três décadas como forma de estimular os valores maiores da atividade entre os que se iniciam, foi o destaque da cerimônia, que ainda teve a palestra do Prof. Dagoberto Hungria Requião e os lançamentos dos livros “João em Pessoa” e “Concurso Literário Médicos do Paraná 2016”, seguido do anúncio dos vencedores do certame inaugurado este ano.

Neste ano, 51 médicos foram distinguidos com o Diploma de Mérito Ético e que também recebem o cristal simbolizando a Medicina. Do total, 37 estiveram presentes ou representados na solenidade que teve lugar no Auditório Raquele Rotta Burkiewicz, na Sede do CRM-PR em Curitiba. Dentre os ausentes, o casal Aparecida Leny Di Cicco de Souza e Francisco Rocha de Souza, que se formou junto pela Universidade Federal do Paraná em 1966 e reside em Cascavel. A Dra. Aparecida, que é especialista em cardiologia e clínica Médica, e o Dr. Francisco, especialista em ortopedia e traumatologia, estão em viagem ao Exterior exatamente para comemorar o Jubileu de Ouro.

Compondo a mesa diretora ao lado do presidente em exercício da Associação Médica, Nerlan Tadeu Gonçalves de Carvalho, e do presidente da Academia Paranaense de Medicina, Aristides de Athayde Neto, o conselheiro-presidente do CRM-PR, Luiz Ernesto Pujol, exaltou o exemplo que os homenageados representam para as novas gerações de médicos. Assinalou as dificuldades que encontraram para bem exercer a atividade, pelas limitações científicas e tecnológicas da época, mas que souberam vencer sem se desviar os princípios éticos norteadores da Medicina. Neste aspecto, falou sobre a importância do apoio da família, muitas vezes deixada em plano intermediário para se priorizar necessidades do ofício. Os demais dirigentes igualmente manifestaram a gratidão e o orgulho que as entidades e a classe têm diante de tais expoentes éticos da Medicina.

O psiquiatra Dagoberto Hungria Requião, também professor da PUCPR e diretor do Hospital Nossa Senhora da Luz por muitos anos, proferiu a palestra “Um médico como paciente”. Com muito bom humor e descontração, ele fez um relato da experiência de ter se transformado em paciente após um infarto e da angústia no ambiente hospitalar, sobretudo numa UTI. O médico relatou o primeiro drama após um sequestro, juntamente com a esposa, do qual temeu não ser deixado vivo. Depois, a fase de paciente e o entendimento de que, enquanto sobrevivente, tem uma missão de compartilhamento com os colegas e, ainda, de agradecimento aos demais profissionais que atuam no ambiente hospitalar, a maioria anônima àqueles que são os beneficiários de toda a dedicação.

Elevando o clima de emoção da cerimônia, foi prestada ainda homenagem aos ex-presidentes do Conselho de Medicina, cujos retratos estão estampados na galeria do hall do piso S1 da Sede. Estiveram presentes os ex-dirigentes Duilton de Paola (1983-1986), Farid Sabbag (1988-1991), Hélcio Bertolozzi Soares (2005-2007), Gerson Zafalon Martins (2007-2008), Carlos Roberto Goytacaz Rocha (2010-2012), Alexandre Gustavo Bley (2012-2013) e Maurício Marcondes Ribas (2013-2015).

Livros
Luiz Ernesto Pujol fez ainda a apresentação dos vencedores do Concurso Literário Médicos do Paraná, iniciativa conjunta do CRM-PR, AMP e Academia, com apoio da Sobrames e Universidade Corporativa da Associação. Ele destacou a repercussão alcançada pelo certame e o engajamento de médicos e estudantes, citando que o primeiro lugar em poesia tinha ficado com a acadêmica de Medicina da Unioeste de Francisco Beltrão, Isadora Cavenago Fillus, e que os vencedores de prosa tinham sido dois médicos veteranos da Capital, já distinguidos com o Diploma de Mérito Ético: os Drs. Valdir Furtado e Reginaldo Werneck Lopes, este tendo completado 90 anos no início de outubro.
O presidente do Conselho anunciou que os diplomados também receberiam um exemplar do livro com a coletânea de todos os trabalhos apresentados no concurso, e também a obra “João em Pessoa”, em sessão de autógrafos ao término da solenidade. Ao destacar o lançamento do livro que reverencia a memória do Prof. João Manuel Cardoso Martins, Luiz Ernesto Pujol aproveitou para agradecer as presenças de seus familiares à solenidade, incluindo a esposa Dra. Maria Izabel, os filhos João Luiz e Vitor Emanuel e a nora Bruna, todos médicos. Agradeceu, ainda, o autor-colaborador do livro, Manoel Eduardo Alves Camargo e Gomes, professor de Direito Público da UFPR, e a arquiteta e artista plástica Deisi Casarin, de Joinville (SC), responsável pelas ilustrações.

Entrega dos Diplomas
A entrega do Diploma de Mérito Ético e do cristal simbolizando a Medicina foi feita em ordem alfabética dos homenageados, com apresentação no telão de suas fotografias quando do registro no CRM-PR, no início de sua vida profissional. Como é tradição, familiares médicos é que fazem a entrega das comendas. Na ausência, são os conselheiros ou os ex-presidentes, que são membros-natos, é que fazem a distinção.
O Dr. Ricardo Ribeiro Pasello fez a entrega das comendas ao pai, o gineco-obstetra Adebio Paselo, de Arapongas. O Dr. Antonio Ramos dos Santos, de Guaraniaçu, foi homenageado pelos filhos médicos Antonio Ramos dos Santos Junior e Luiz Antonio dos Santos.

clique para ampliar>clique
            para ampliarPresidente do CRM-PR, Luiz Ernesto Pujol, entrega o Diploma e Símbolo da Medicina ao Dr. Daltro Zunino, de Curitiba e especialista em nefrologia pediátrica. (Foto: CRM-PR)

O Dr. Anuar Michel Matni, de Londrina e especialista em clínica Médica e nefrologia, foi reverenciado pela filha médica Leila Werner Matni Couto, enquanto o Dr. Ayrton Pereira de Aguiar, de Paranavaí e especialista em medicina de tráfego, pelo neto médico Diego de Aguiar Klein. O presidente interino da AMP, Nerlan de Carvalho, entregou o Diploma ao Dr. Carlos Celso de Azevedo, cirurgião plástico e com residência atual em Vila Velha (ES). A Dra. Catharina da Graça Queiroz Rangel, de Londrina, recebeu o título pelas mãos do filho médico Fábio Queiroz Rangel. O presidente do CRM-PR fez a entrega ao Dr. Daltro Zunino, de Curitiba e especialista em nefrologia pediátrica, enquanto o presidente da Academia conferiu o Diploma à Sra. Mariana Giandon, que representou o pai, o Dr. Delmo Giandon, pediatra em Arapongas. O ex-presidente Gerson Zafalon Martins entregou ao Dr. Edison Costa, de Londrina e que é radiologista.

O também radiologista Fabio Mauro Segabinazzi, de Cornélio Procópio, foi homenageado pelos três filhos médicos (o quarto é veterinário), os Drs. Flávia Lúcia, Fernando Augusto e Francisco Eduardo. O vice-presidente do Conselho, Wilmar Mendomça Guimarães, conferiu a titulação ao Dr. Fernando Silveira Picheth, de Curitiba e especialista em angiologia, cirurgia vascular, medicina legal e perícia médica. O Dr. Carlos Roberto Lebarbenchon Massignan entregou as comendas ao pai, o pediatra e ex-conselheiro do CRM Frederico João Massignan. O Dr. Fumiyo Sakabe, de Umuarama e especialista em clínica médica e psiquiatria, recebeu o Diploma e o cristal pelas mãos de um dos dois filhos médicos, Fabrizio Sakabe. O Dr. Galvão Adenyr Lopes, de Curitiba e especialista em radiologia e diagnóstico por imagem, foi homenageada pela filha médica Thelma Cristina Daher Lopes e pela esposa, a Dra. Ivanita Daher Lopes, que no ano passado tinha recebido o diploma pelo jubileu de ouro.

O ex-presidente do Conselho Farid Sabbag fez a entrega ao Dr. Gilberto de Araújo, de Curitiba, enquanto o Dr. Maurício Tamada Hato conferiu a seu pai, Dr. Hatiro Hato, de Paranavaí e que é cirurgião geral. O Dr. Henrique Jorge Stahlke Junior, de Curitiba e especialista em angiologia e cirurgia vascular, foi homenageado pelos filhos Paulo Henrique e Paulo Sérgio Dalla Bona Stahlke. O Dr. Raphael Posser Fumagali entregou o Diploma e o símbolo da Medicina ao pai, Dr. Ítalo Fernando Fumagali, de Marechal Candido Rondon. Dr. Jadir de Mattos, anestesiologista de Cascavel, recebeu da filha médica Fernanda Carvalho de Mattos. Dr. João Baptista Leonardo, de Maringá e especialista em cancerologia, clínica médica e ginecologia, foi homenageado pelo presidente do Conselho. Por sua vez, o ex-presidente Duílton de Paola entregou as comendas ao Dr. Lineu Cesar Werneck, de Curitiba e especialista neurofisiologia, clínica médica e neurologia.

A Dra. Lorete Maria da Silva Kotze, gastroenterologista de Curitiba, foi homenageada pelo filho médico Luiz Roberto Kotze e pelo marido, o Dr. Hans Otto Kotze, que tinha sido diplomado pelo jubileu em 2015. O ginecologista Luiz Carlos Carzino, de Curitiba, recebeu o Diploma pelas mãos da filha médica Mirelle Portella Carzino, enquanto o Dr. Marcial Escobar Vega, de Guaraci, recebeu do conselheiro e ex-presidente Carlos Roberto Goytacaz Rocha; e o Dr. Mário Ehalt Lopes, de Curitiba, pela filha médica Renata de Vasconcelos Lopes. O Dr. Mario Ramos Toscano de Brito, de Maringá, recebeu o diploma e o símbolo pelas mãos da filha médica Alessandra Toscano de Brito.

O ex-presidente do Conselho, Alexandre Gustavo Bley, entregou as comendas para o Dr. Murilo Henrique de Carvalho, otorrinolaringologista de Londrina, enquanto Luiz Ernesto Pujol entregou ao Dr. Odair de Floro Martins, pneumologista de Curitiba e também ex-conselheiro. Hélcio Bertolozzi Soares, ex-presidente e atual conselheiro, homenageou o Dr. Pedro Arildo Ruiz, de Umuarama e especialista em urologia e nutrologia. O Dr. Luiz Roberto Reis de Araújo conferiu o diploma ao pai, Dr. Roberto Pirajá Moritz de Araújo, pneumologista e tisiologista de Curitiba. A conselheira Ewalda Von Rosen Seeling Stahlke entregou o diploma à Sra. Estela Sandrini, que representou o marido, o Dr. Rômulo Sandrini Neto. O oftalmologista curitibano Segundo Daniel recebeu o diploma e símbolo pelas mãos do ex-presidente Maurício Marcondes Ribas. O Dr. Emerson Buch conferiu ao seu pai, o Dr. Sidney Buch, de Curitiba e especialista em oftalmologia. A conselheira Keti Stylianos Patsis entregou o título ao Dr. Tokio Okagawa. O anestesiologista curitibano Valdir Klein Ernlund recebeu o diploma e o símbolo pelas mãos do filho médico Lúcio Sérgio Rocha Ernlund. O Dr. Wilson Bozzi de Sá, de Curitiba e especialista em cirurgia do aparelho digestivo e cirurgia geral, recebeu a homenagem do conselheiro Zacarias Alves de Souza Filho, enquanto a Dra. Yukiko Takimura, pediatra de Curitiba, pelo filho médico Marcos Takimura.

Demais homenageados
Ainda fazem parte da relação de homenageados de 2016, que recebem oportunamente o Diploma e o símbolo da Medicina, os seguintes médicos:
Alfredo Zepeda Wills, Aparecida Leny Di Cicco de Souza, Aristides Antonio José Makowich, Carlos Enrique Martinez Delgado, Diomar dos Santos, Francisco Rocha de Souza, João Carlos Barbosa Braga, Joenio Costa Oliveira, Jorge Schweizer, José Luís Da Silveira Baldy, Pakao Hoyama, Pedro Vicente Michelotto, Raul Bacellar Portugal e Riuzi Nakanishi.

Quer ver imagens?
As fotografias e o vídeo gerado de toda a solenidade estarão em breve disponíveis no Portal do CRM-PR. Os homenageados recebem em seus domicílios todo o material, incluindo fotografias impressas.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios