23/09/2020
Serviço de telemedicina deu impulso ao Portal e maior facilidade a médicos, empresas e pacientes. Atendimento digital propicia outros benefícios, como segurança e economia de custos e de tempo
O Conselho de Medicina do Paraná está alcançando uma marca histórica: a emissão de 1 milhão de documentos pela web. Toda uma gama de serviços disponíveis aos médicos, às personalidades jurídicas e à sociedade de modo geral hospedada no Portal. Fácil, ágil, interativo, seguro e econômico. Um modelo que ganha contornos ainda mais atraentes no “novo normal” de distanciamento e cuidados sanitários, abreviando etapas impactantes de deslocamentos, trânsito, poluição, papel, exposição à violência. Em suma, menos custos e mais tempo. Para família, para o lazer, para o aperfeiçoamento, para o trabalho e para o paciente.
Foi uma longa caminhada até aqui, como lembra o presidente do CRM-PR, Roberto Yosida, ao citar os primeiros passos dados em meados de 2015, com a experiência ousada e inovadora para as disponibilidades tecnológicas à época. O Portal de Serviços no sítio, acessível para pessoas físicas e jurídicas, ganhou substancial reforço com o sistema de validação de atestados, solicitação de exames e receitas médicas emitidos eletronicamente, operacionalizado na segunda quinzena de abril deste ano sob respaldo da Resolução 482/2020 da Secretaria Estadual de Saúde do Paraná, da Portaria 467/2020 do Ministério da Saúde e da Resolução 217/2020, do CRM-PR.
A plataforma suplementar de emissão e validação de documentos de forma remota tem previsão de funcionar no formato atual enquanto perdurar a situação de emergência imposta pela pandemia da Covid-19. Com apenas cinco meses de disponibilidade, esse serviço pela telemedicina já permitiu mais de 240 mil acionamentos entre receitas, atestados e exames, elevando para quase 440 mil o número global de documentos emitidos este ano (até esta quarta-feira, 23) pelo Conselho do Paraná.
Para o presidente Roberto Yosida, um desempenho notável em benefício de todos, evidenciando que a busca por atendimentos presenciais estará cada vez mais restrita. Observa que, hoje, 93,2% dos médicos ativos (29.705) e 97,5% das empresas de serviços médicos cadastradas (11.673) utilizam o sistema digital de serviços. Outra estatística significativa refere-se a acessos ao Portal do Conselho. Foram aproximadamente 4 milhões em um ano, sendo que as principais visualizações são de receituários, busca profissional, oportunidades e notícias.
Com a atual diretoria completando o segundo ano de mandato, diz o conselheiro-presidente que outra importante inovação implementada pelo CRM-PR refere-se à expansão da representatividade, criando as unidades com sedes virtuais mas com ampla interação com Curitiba, permitindo amplificar a voz dos médicos do interior do Estado. Para isso, foram instaladas salas virtuais para reuniões. Hoje já estão instaladas quase 60% das 84 representações previstas, com 300 médicos representantes homologados, incluindo os que já faziam parte das regionais. As últimas criadas foram as de Telêmaco Borba, Lapa, Nova Londrina, Ibaiti, Campina Grande do Sul/Quatro Barras e Campo Largo.