31/01/2013

CRM-PR apoia movimento por Assembleia Geral da Unimed Curitiba

O Conselho Regional de Medicina, preocupado com a situação dos honorários médicos na saúde suplementar, especialmente na Unimed Curitiba, está apoiando o movimento por uma assembleia geral na Cooperativa. Diante da falta de democratização e transparência nas ações tomadas pela Unimed, a situação está ficando insustentável, podendo inviabilizar o trabalho do médico.

O CRM-PR vem a público recomendar aos cooperados que se mobilizem para a convocação de uma Assembleia Geral Extraordinária (AGE). Já existe um movimento iniciado no final do ano passado por médicos cooperados que está coletando assinaturas para esta convocação. (Veja o formulário). As listas preenchidas podem ser entregues na sede do CRM-PR (Rua Victório Viezzer, 84, Vista Alegre) e da Associação Médica do Paraná (Rua Cândido Xavier, 575, Água Verde).

O Conselho já oficiou a diretoria da Unimed informando que tomaria esta atitude de forma pública (href="https://www.crmpr.org.br/imprensa/arquivos/OFICIO_UNIMED_2013.pdf" target="_blank">Leia a íntegra do ofício). O Conselho não tem interferência administrativa na Cooperativa e a criação de uma tabela própria incorre em ato administrativo que deve ser analisado em assembleia, que é soberana e está acima da diretoria. Ao implantar um referencial próprio de remuneração, a Unimed Curitiba acabou contrariando a essência da Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos (CBHPM) e desagradando toda rede conveniada de serviços, em especial os cooperados, por impor a degradação dos valores dos procedimentos médicos. O ofício também foi enviado ao Conselho Fiscal da Unimed Curitiba e à Unimed do Brasil.

A nova tabela da singular do sistema Unimed paranaense, chamada de Lista de Procedimentos em Saúde, além do descompasso com a CBHPM que é referência nacional, reduziu os valores pagos aos médicos por procedimentos estabelecendo, sem clareza de critérios, índices diferentes para tais cortes, o que representa um retrocesso perigoso, que fere o princípio da isonomia, bem precioso de uma cooperativa. Em alguns casos, os valores propostos pela lista reduzem os honorários a patamares praticados há cerca de 10 anos.

Coleta de assinaturas

Médicos cooperados da Unimed Curitiba estão, desde novembro do ano passado, por iniciativa própria, coletando assinaturas em um abaixo-assinado que pede a realização de Assembleia Extraordinária dos cooperados da Unimed Curitiba para deliberar sobre a contratação de auditoria externa para avaliação da gestão da cooperativa; adoção de plano de contingência para melhoria dos honorários médicos; e implantação de auditoria médica para acompanhamento da auditoria de gestão e do plano de contingência. Para conseguir a realização de uma assembleia, são necessárias as assinaturas de aproximadamente 900 médicos cooperados, o que representa 20% do total de cooperados.